Celebra-se Hoje O Dia Nacional Dos Castelos  

Celebra-se hoje o Dia Nacional dos Castelos com eventos a decorrer em vários monumentos do país.

Em Lisboa assinalam-se os 400 Anos de Artilharia No Castelo, com uma atividade gratuita, marcada para as 18h00.

Utilizando o parque de artilharia do castelo como pano de fundo, descubra as evoluções e diferenças dos vários tipos de peças artilharia que serviram o Castelo de S. Jorge desde o século XV até ao século XIX, contactando com as peças e tripulações dos séculos XV, XVII e XIX.

Já em Palmela, assinala-se a data, amanhã, sábado, às 15h00, com uma visita encenada, gratuita, ao Castelo de Palmela, a partir da Igreja de Santa Maria. As inscrições decorrem durante o dia de hoje, através do telefone 212336640 ou do e-mail patrimonio.cultural@cm-palmela.pt.

Ainda no âmbito das comemorações, a Biblioteca Municipal de Palmela  acolhe no mesmo dia, às 17h00, a Conferência “Arte, Estratégia e Natureza – A Fortificação da Barra do Tejo (sécs. XVI e XVII)”, por Joaquim Boiça, com frequência gratuita.

O Castelo de Palmela foi alvo de múltiplas intervenções de arquitetura militar, destacando-se as dos períodos medieval e moderno. Com ocupação islâmica entre os séculos VIII e XII, o Castelo foi sede da Ordem Militar de Santiago até à sua extinção, no século XIX. è Monumento Nacional desde 16 de junho de 1910.

O Dia Nacional dos Castelos é assinalado desde 1984, com o objetivo de promover, em todo o país, ações que visem a reflexão sobre o património fortificado.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.