Exposição Everybody Knows This Is Nowhere A Partir De Hoje Em cascais

Everybody knows this is nowhere, da artista norte-americana Alexandra Hedison, é a mostra que estará patente no Centro Cultural de Cascais a partir de hoje e até 8 de Janeiro de 2017.

A mostra trata-se de um trabalho de fotografia documental sobre a ideia de narrativa mutável – reflexo da história pessoal da artista, da sua memória e da própria essência, tempo e mutabilidade de um lugar. A artista usa essencialmente película e os grandes formatos analógicos, embora também utilize a máquina digital, trabalha o enquadramento da fotografia, e não recorre à pós-produção.

Ambientes comuns, detalhes geométricos e diagonais que se intersectam, são alguns dos temas aqui retratados.

Hedison compôs a exposição Everybody Knows This is Nowhere, memórias de paisagens que essencialmente nunca permanecem iguais, tal como as memórias que se reavivam nunca voltam com o mesmo impulso. O efémero da paisagem e da memória são aspectos revisitados através das imagens que fixam o terreno mutável sob as casas de praia onde Hedison passou a infância.

As fotografias expostas reflectem o expressionismo e o traço contemporâneo da artista. Mapeiam não só uma geografia, mas também uma geometria que emerge da composição da natureza e da arquitectura daquele lugar. Tanto representam os ciclos de mudança da natureza como o percurso da memória sempre transitável. São imagens simultaneamente vívidas e abstractas, subjugando a paisagem a cores e composições surreais, camadas que se sobrepõem, mais ou menos visíveis, e que no processo de repetição se tornam a própria memória.

Como resultado, a combinação entre a técnica e a temporalidade convida o espectador a ler a narrativa de uma história de um lugar, porque as próprias imagens têm um tempo de existência que se desloca ao longo das estações dos anos em que a fotógrafa as realizou.

Everybody knows this is nowhere pode ser vista na Fundação D. Luís I – Centro Cultural de Cascais, até 8 de janeiro de 2017, de terça feira a domingo, das 10h00 às 18h00. Os bilhetes estão à venda no local e custam 3 euros.

Autor:Texto de Elsa Furtado
Artigo anteriorCelebra-se Hoje O Dia Nacional Dos Castelos  
Próximo artigoMozart 225: The New Complete Edition Lançada A 28 De Outubro

Leave a Reply