Padrão Dos Descobrimentos Apresenta Mostra Fora do Padrão – Lembranças Da Exposição de 1940

Chama-se Fora do Padrão – Lembranças da Exposição de 1940 e é a mostra que está atualmente patente ao público no Padrão dos Descobrimentos, em Belém – Lisboa.

A mostra tem como ponto de partida a Exposição do Mundo Português inaugurada em 1940, da qual resultaram vários edifícios na zona de Belém, como o Museu de Arte Popular, o Espelho de Água, ou o Padrão dos Descobrimentos, que agora a acolhe.

Aqui, apresenta-se o trabalho de uma equipa de antropólogas coordenada por Maria Cardeira da Silva (do CRIA da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas), que durante um ano entrevistou mulheres e homens portugueses, que na sua infância ou adolescência visitaram a iniciativa cultural, tida como um dos expoentes máximos da Cultura do Estado Novo.

Esta é uma exposição feita tendo por base memórias, lembranças e os sentidos, nela o visitante vai poder assistir a vídeos, ouvir testemunhos orais e ver objetos e fotografias que “evocam sentidos e emoções pessoais fora do padrão, fora do registo e memória institucional dos Arquivos oficiais, e para além do Padrão dos Descobrimentos e dos Monumentos que habitualmente balizam a memória de Belém e da nação”, explicam os responsáveis pela mostra.

Esta é uma exposição que pretende ir mais além da história e das versões oficiais, pretende apresentar a vivência, memórias e as sensações, o lado mais humano de quem viu, visitou e vivenciou este grande acontecimento da época e à luz do seu contexto.

No final da visita, os visitantes de hoje serão também convidados a contribuir com as suas lembranças para a constituição de um novo arquivo Fora do Padrão que interpele os arquivos históricos institucionais.

Fora do Padrão – Lembranças da Exposição de 1940 tem curadoria de Maria Cardeira da Silva e Marta Prista, e pode ser vista até 30 de outubro, de segunda a domingo, das 10h00 às 19h00. Os bilhetes estão à venda no local e custam 4 euros.

Autor:Por Elsa Furtado
Artigo anteriorZélia Duncan E Zeca Baleiro Pela Primeira Vez Juntos Em Palco Em Portugal Em Outubro
Próximo artigoViagem Ao Passado Romano Na Lusitânia Pela Esfera Dos Livros

Leave a Reply