Biblioteca Nacional Apresenta Mostra A Saltar Do Livro

A Saltar do Livro é a mostra patente ao público até dia 9 de setembro, na galeria do Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal, no Campo Grande, em Lisboa.

Esta exposição resulta do encontro de dois colecionadores de livros: André Garcia Pimenta com uma coleção mais antiga e Carla Figueiredo Cardoso com uma coleção de livros contemporâneos – a complementaridade das duas coleções fez nascer este projeto, numa mescla de livros mecânicos e livros pop-up.

A exposição está organizada em três partes. A primeira parte é composta por núcleos com os temas recorrentes nos livros pop-up: contos tradicionais, abecedários e numerários, o circo, o mundo apresentado às crianças. Cada núcleo constitui um panorama histórico do tema, mostrando a evolução estética e técnica dos livros.

A segunda parte é dedicada a autores especialmente importantes na produção de pop-ups: Vojt?ch Kubašta, Robert Sabuda e Matthew Reinhart, Philippe UG, David Carter e Sam Ita.

livro_popupA terceira parte apresenta pop-ups criados com uma intenção artística mais vincada, alguns inteiramente realizados à mão, como os livros de Jean-Charles Trebbi, e as obras das portuguesas Catarina Leitão e Ana Terêncio.

A exposição mostra ainda o “lado escondido” dos pop-ups, com exemplos de folhas impressas com os diferentes componentes, e os cortantes (os blocos com lâminas que permitem recortar e destacar os elementos impressos). O processo integral de realização de um pop-up será mostrado com os Painéis de São Vicente em Pop-Up da autoria de André Garcia Pimenta.

A exposição pode ser visitada de segunda à sexta, das 9h30 às 19h30, e aos sábados das 9h30 às 17h30. A entrada é gratuita.

 

 

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.