Sombras, Máscaras E Títeres Em Exposição Na Cordoaria Nacional

Sombras, Máscaras e Títeres é a mostra que pode ser vista no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, até dia 4 de outubro e atualmente em paralelo com a AR.CO.

A exposição surge em sequência de um convite do Museu da Marioneta a 4 artistas plásticos: António Viana, Francisco Tropa, Jorge Queiroz e Susanne Themlitz – para trabalharem com peças dentro dos quatro principais núcleos da colecção do Museu (sombras, máscaras, marionetas e marionetas portuguesas em particular), por ocasião do 15º aniversário do Museu.

“O resultado retrata a longa história e as diferentes geografias do teatro de marionetas, onde as marionetas assumem uma nova função, interagindo com obras cujo grau de proximidade ao universo teatral é diverso, mas onde não deixam de se afirmar como referência cultural e retratar a longa história e as diferentes geografias do teatro de marionetas”, explica o museu na apresentação da exposição.

A mostra vai estar patente ao público até dia 2 de outubro e pode ser visitada de terça a domingo, das 10h00 às 18h00, os bilhetes podem ser adquiridos no local e custam 2 euros.

sombras2Complementa a mostra, o espetáculo Marionetas de Corpo E AlmaUma Visita Dançada, que foi apresentado a 27 e 29 maio, e volta a ser apresentado a 1 e 2 outubro, às 21h00 e 15h30 respetivamente. A concepção e execução são da responsabilidade de Ana Baltazar, Bárbara Macedo, Inês Beja, Joana Ferreira, Sofia Morte e interpretações de António Viana, Francisco Tropa, Jorge Queiroz e Susanne Themlitz.

Numa simbiose perfeita entre manipulador e ‘marionetas’, estas marionetas com corpo e alma convidam o visitante a assistir a uma exposição que ganha vida, onde máscaras, sombras e marionetas se fundem com performances de dança, bailarinos e figurinos, em cenários definidos pela envolvência de cada núcleo e de cada peça.

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorPrémio Camões 2016 Atribuído Ao Escritor Brasileiro Raduan Nassar
Próximo artigoAGIR Nos Coliseus Em Novembro E Os Bilhetes Já Estão À Venda

Leave a Reply