FOLIO Regressa A Óbidos De 22 De Setembro A 2 De Outubro

folio2016A edição de 2016 do FOLIO – Festival Internacional de Literatura de Óbidos vai decorrer este ano de 22 de setembro a 2 de outubro, na recentemente classificada de Vila Literária da Unesco , dedicada às “Utopias”.

Ultrapassar o sucesso do ano anterior, que em 11 dias contou com mais de 30 mil visitantes, é a tarefa que se impõe e o programa apresentado está repleto de possibilidades, com as presenças, já confirmadas, de V.S. Naipul (Nobel da Literatura 2001) bem como Miguel Sousa Tavares, Jon Kalman Stefansson, Djaimilia Pereira de Almeida, entre muitos outros autores nacionais e internacionais.

A programação do festival faz-se à volta dos livros mas inclui também teatro, dança, música, artes plásticas e educação. Este ano celebram-se Utopias, pelos 500 anos de publicação de Utopia de Thomas More, o centenário do nascimento de Vergílio ferreira, Os 500 anos da morte do pintor Hieronymus Bosch e os 400 da morte dos emblemáticos William Shakespeare e Miguel de Cervantes.

A Vila Literária da Unesco prepara-se para dias mágicos num FOLIO com vários capítulos:

AUTORES: onde se juntam escritores e leitores para conversas com temas atuais e as suas ligações aos livros. Este é um capítulo de reflexão de discussão.

FOLIA: com destaque para as aulas e espetáculos de criação e produção, presenças de João Gil, Carlos Reis e Camané e ainda uma reprodução em tamanho real de As Tentações de Santo Antão entre muitas outras iniciativas. Um capítulo versado na música, teatro, cinema, exposições, aulas e…muitas leituras.

EDUCA: capítulo da educação e ilustração, com professores, bibliotecários e educadores em seminários onde se cruzam educação, literatura e literacia.

ILUSTRA: mostra de Palavras, Ilustração e Movimentos de Leitura onde as imagens ganham a força maior das palavras em traços distintivos e originais.

FOLIO MAIS: que conta com a presença de várias editoras em lançamentos, tertúlias, livrarias, vendas e livros…e mais livros.

Para lá de tantas iniciativas, estão também programadas um Mercado Ilustrado, Performance e Oficinas de Ilustração e um Concurso Internacional de Ilustração e Edição.

A Vila Literária de Óbidos ganha vida, festeja-se assim a língua portuguesa em Portugal, na Europa, e no Mundo, juntando as gentes que escrevem, que lêem e que editam.

Texto de Rosa Margarida

Artigo anteriorUna Mirada Al Mundo Em Exposição Em Évora
Próximo artigoGrand Palais, Em Paris Dedica Exposição a Amadeo de Souza Cardoso

Leave a Reply