Lisboa Celebra São Patrício Em Belém

Screen Shot 2016-03-16 at 02.53.42Lisboa festeja o São Patrício (ou Saint Patrick como é designado em inglês) – o Padroeiro da Irlanda até dia 19 de março com um festival cheio de eventos culturais e lúdicos. 
O ponto alto dos festejos vai ter lugar este sábado, dia 19, nos Jardins de Belém, com música e dança irlandesa, aulas de culinária, transmissão de jogos de rugby e demonstrações de futebol gaélico e hurlyng, das 10h00 às 19h00.
Juntam-se às celebrações a Cerveja Guinness que estará presente com espaços para degustação e muitas surpresas.
Na Carpintaria de São Lázaro (próximo do hospital de São José, entre o Martim Moniz e o Campo de Santana) é o whiskey Jameson que dá o mote à festa, com um arraial na sexta feira dia 18. Em destaque vai estar a nova garrafa, da autoria do artista de rua, James Earley.
A festa tem início marcado para as 18h00 e estender-se-á pelo início da noite dentro, com muita música e animação. Por aqui vão passar bandas como Capitão Fausto e Moulinex, Xinobi, Minta and The Book Trout e Mirror People.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Lisboa, Embaixada da Irlanda e Junta de Freguesia de Belém.
O Dia de St. Patrick celebra-se a 17 de março. Segundo a história, St. Patrick não era irlandês, mas sim natural do País de Gales e, chamava-se Maewyn Succat, e a cor das suas roupas não era verde, mas sim o azul. Segundo a lenda, St. Patrick afastou as cobras dos irlandeses, mas este facto também é pouco provável, pois não existem cobras na Irlanda.
Por Elsa Furtado

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.