Saída de Emergência Publica O Aprendiz de Gutenberg

Screen Shot 2016-03-08 at 01.18.42

O Aprendiz de Gutenberg, da autoria da norte-americana Alix Christie, já está à venda entre nós, numa edição da Saída de Emergência.

Este é um livro que nos leva à descoberta de Gutenberg, do século XV, e da invenção que revolucionou a imprensa.

Peter Schoeffer é um jovem ambicioso à beira de alcançar o sucesso como escriba em Paris quando o seu pai adotivo, o rico mercador Johann Fust, o convoca à cidade de Mainz para conhecer um homem extraordinário.
Gutenberg, inventor de profissão, criou um método revolucionário – há quem diga blasfemo – de produção de livros: uma máquina a que chama de prensa. Fust está a financiar a oficina de Gutenberg e ordena a Peter que se torne o seu aprendiz. Ressentido por ser forçado a abandonar uma carreira tão prestigiante como escriba, Peter inicia a sua aprendizagem na “arte mais negra”.
À medida que as suas habilidades crescem, assim também cresce a admiração por Gutenberg e a dedicação a um projeto ousado: a impressão de cópias da Bíblia Sagrada. Mas quando forças externas se alinham contra eles, Peter vê-se num dilema entre os velhos costumes e as novas criações que ameaçam transformar o mundo. Conseguirá ele encontrar uma forma de superar os obstáculos numa batalha que poderá mudar a História?

Alix Christie é autora, jornalista e profissional de tipografia e vive atualmente em Londres, onde colabora com o The Economist na secção de literatura e artes.

O Aprendiz de Gutenberg tem 400 páginas e está à venda nas livrarias por 17,70 euros.

Texto de Rosa Margarida

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.