ANIMAR Está de Regresso a Vila do Conde

unnamed (93)De 20 de fevereiro a 5 de junho, a ANIMAR (festival de cinema de animação) está de regresso a Vila do Conde, este ano na sua 11ª edição, com uma exposição, muitos filmes, e ateliês para todas as idades. 

A festa de abertura realiza-se no dia 28 de fevereiro, às 16h00, no Teatro Municipal de Vila do Conde com a exibição do filme O Principezinho, que inclui um convite às crianças para aparecerem mascaradas das personagens da estória, para participarem no jogo “À Descoberta dos Planetas do Principezinho”, inspirado nas viagens do pequeno príncipe, e que premiará a fantasia mais original.

Como já vem sendo habitual, um dos pontos principais da iniciativa é a exposição Animar 11, que tem lugar na Solar – Galeria Cinemática, e que mostra os diversos elementos, desde materiais, adereços, personagens e cenários, que fizeram parte do processo de produção de três curtas-metragens de animação, aqui apresentados de forma interativa, e que exploram as relações de causa e efeito que as diferentes expressões, visuais e sonoras, estabelecem com a estrutura narrativa dos filmes: Nossa Senhora da Apresentação de Abi Feijó, Alice Guimarães, Daniela Duarte e Laura Gonçalves, a partir de um poema de Álvaro Feijó de 1940; Papel de Natal de José Miguel Ribeiro, que conta a história do boneco de cartão Dodu, Camila e o Pai-Natal que lutam contra o monstro Desperdício reciclando o papel de embrulho dos presentes de Natal; e Amélia e Duarte, de Alice Eça Guimarães e Mónica Santos.

Até junho estão planeados ateliês de animação, ateliês de iniciação de cinema nas salas de aula, visitas guiadas à exposição, sessões de cinema no Teatro Municipal de Vila do Conde e apresentações e mostras “Antes do Filme”.

A ANIMAR resulta de uma parceria do Cineclube de Vila do Conde, a Casa da Animação e o Cartoon D’Or; a exposição pode ser visitada todos os dias na Galeria, das 14h00 às 18h00, gratuitamente.

A festa de abertura tem lugar no dia 28 deste mês, e é para maiores de 8 anos. Os bilhetes custam 2 euros (até aos 16 anos) e 3,50 euros (para maiores de 16 anos). Os sócios do Cineclube de Vila do Conde têm entrada gratuita.

Texto de Rosa Margarida

 

Artigo anteriorFestival Corpo na Quinta da Ribafria em Sintra Entre 30 de Abril e 1 de Maio
Próximo artigoRedmond Lança Multicookers No Mercado Português

Leave a Reply