ANIMAR Está de Regresso a Vila do Conde

unnamed (93)De 20 de fevereiro a 5 de junho, a ANIMAR (festival de cinema de animação) está de regresso a Vila do Conde, este ano na sua 11ª edição, com uma exposição, muitos filmes, e ateliês para todas as idades. 

A festa de abertura realiza-se no dia 28 de fevereiro, às 16h00, no Teatro Municipal de Vila do Conde com a exibição do filme O Principezinho, que inclui um convite às crianças para aparecerem mascaradas das personagens da estória, para participarem no jogo “À Descoberta dos Planetas do Principezinho”, inspirado nas viagens do pequeno príncipe, e que premiará a fantasia mais original.

Como já vem sendo habitual, um dos pontos principais da iniciativa é a exposição Animar 11, que tem lugar na Solar – Galeria Cinemática, e que mostra os diversos elementos, desde materiais, adereços, personagens e cenários, que fizeram parte do processo de produção de três curtas-metragens de animação, aqui apresentados de forma interativa, e que exploram as relações de causa e efeito que as diferentes expressões, visuais e sonoras, estabelecem com a estrutura narrativa dos filmes: Nossa Senhora da Apresentação de Abi Feijó, Alice Guimarães, Daniela Duarte e Laura Gonçalves, a partir de um poema de Álvaro Feijó de 1940; Papel de Natal de José Miguel Ribeiro, que conta a história do boneco de cartão Dodu, Camila e o Pai-Natal que lutam contra o monstro Desperdício reciclando o papel de embrulho dos presentes de Natal; e Amélia e Duarte, de Alice Eça Guimarães e Mónica Santos.

Até junho estão planeados ateliês de animação, ateliês de iniciação de cinema nas salas de aula, visitas guiadas à exposição, sessões de cinema no Teatro Municipal de Vila do Conde e apresentações e mostras “Antes do Filme”.

A ANIMAR resulta de uma parceria do Cineclube de Vila do Conde, a Casa da Animação e o Cartoon D’Or; a exposição pode ser visitada todos os dias na Galeria, das 14h00 às 18h00, gratuitamente.

A festa de abertura tem lugar no dia 28 deste mês, e é para maiores de 8 anos. Os bilhetes custam 2 euros (até aos 16 anos) e 3,50 euros (para maiores de 16 anos). Os sócios do Cineclube de Vila do Conde têm entrada gratuita.

Texto de Rosa Margarida

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.