12ª Edição do Festival Terras Sem Sombra Arranca a 27 de Fevereiro no Alentejo

unnamed (89)De 27 de fevereiro a 2 de julho, o Alentejo é palco da 12ª edição do Festival Terras Sem Sombra (FTSS) – Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo, que este ano tem como título Torna-Viagem: o Brasil, a África e a Europa (Da Idade Média ao Século XX).

Esta edição vai decorrer nas cidades de Almodôvar, Sines, Santiago do Cacém, Ourique, Odemira, Serpa, Castro Verde e Beja, decorrendo quase todos os espetáculos nas igrejas locais.

O evento realiza-se desde 2003 e resulta de uma parceria do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja com um leque alargado de entidades públicas e privadas, além de voluntários, e junta Património, Música e Biodiversidade.

O Festival pretende “promover o diálogo entre as grandes páginas do passado e a criação contemporânea, apresenta  jovens compositores e intérpretes e encomenda novas obras a compositores”, explica a organização em comunicado.

Acrescentando ainda que: “A componente musical é reforçada pela força do património construído – os concertos têm lugar em igrejas e no Teatro de Serpa – e é complementada por um conjunto de iniciativas de assumida reivindicação ecológica, proporcionando uma grande variedade de temas, expondo as problemáticas da ecologia, da biologia, da paisagem e da biodiversidade alentejana,  envolvendo espectadores, artistas, membros das comunidades locais e público em geral que acompanha fielmente o Festival”.

O Festival Terras Sem Sombra é também uma plataforma para a promoção do que o Alentejo tem de único, a começar pelos seus produtos regionais e Gastronomia.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Texto de Elsa Furtado

 

Artigo anteriorÉvora, Peniche, Loulé, e Coimbra Juntam-se à Edição de 2016 da Portugal Restaurant Week
Próximo artigoReverence Festival Valada Regressa em Setembro Para a Sua 3ª Edição

Leave a Reply