Play – Festival Cinema Dedicado Aos Mais Jovens Arranca Amanhã em Lisboa

Print

Sábado, 13 de fevereiro, marca o arranque de mais uma edição do Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa – Play, para espetadores de 1 aos 13 anos.

Este ano na sua 3ª edição, o festival vai decorrer até dia 21 de fevereiro, com sessões no Cinema São Jorge e na Cinemateca Júnior, e uma programação de cerca de 100 filmes, que inclui curtas, médias e longas metragens, com sessões dedicadas às escolas durante a semana e, aos fins de semana, ao público em geral. Depois de dia 21, o festival torna-se itinerante, seguindo para outros pontos do país.

O programa inclui ainda ateliers (a decorrer no Cinema São Jorge e na Cinemateca Júnior no Palácio Foz – Praça dos Restauradores), encontros com profissionais, workshops e apresentações.

A programação volta a estar organizada por idades: 1-2 anos (sessões de 15 minutos), 3-5 anos, 6-9 anos e 10-13 anose por temas: “Amigos”, “Ser Diferente”, “Pelo mundo fora”, “Histórias de animais”, “Histórias da cidade”, entre outros, que vão ao encontro dos diferentes interesses de cada criança.

Entre a programação deste ano, destaque para dia 20 de fevereiro, às 17h00, altura em que vai decorrer uma sessão de cinema do filme O Balão Vermelho, de 1956, realizado por Albert Lamorisse, com música original ao vivo por Rita Redshoes.

Destaque também para a presença de  Joana Toste, criadora de animações e fundadora da produtora Gomtch Gomtch, que será convidada especial do festival e acompanhará a projecção dos seus dois filmes, que integram a programação do Festival.

Entre os filmes para os mais crescidos, destaque para O Inventor de Jogos, filme que vai até ao imaginário fascinante dos jogos, para fazer do seu protagonista o criador e salvador de uma épica missão, e Uma Orquestra Especial, documentário sobre um grupo musical de jovens do Paraguai, que vivem ao lado de um dos maiores aterros da América do Sul e que decidem criar uma orquestra com instrumentos reciclados.
Na Cinemateca vai ter lugar uma homenagem aos primórdios do cinema e aos realizadores Albert Lamorisse no dia 13 de fevereiro e George Méliès a 20 de fevereiro.

De realçar ainda, a imagem oficial desta edição do festival, da autoria da ilustradora polaca Tina Siuda, e os seus cinemals.

Os bilhetes custam 3,50 euros para os adultos, 1,90 euros para as crianças; 1 euro para as escolas; 7 euros o pack família (2 bilhetes de adultos e 1 bilhete de criança gratuito); e existe ainda um pack de 10 crianças, por 17 euros. As sessões para bebés são de entrada livre, limitada à lotação da sala.  As inscrições no ateliers custam 7 euros por criança.

 

Texto de Elsa Furtado

Artigo anteriorEsconjurações de José de Guimarães em  Exposição na Galeria Millennium Bcp em Lisboa
Próximo artigoBuffet de Brunch aos Domingos no Restaurante Hippopotamus do Tivoli Oriente

Leave a Reply