Play – Festival Cinema Dedicado Aos Mais Jovens Arranca Amanhã em Lisboa

Print

Sábado, 13 de fevereiro, marca o arranque de mais uma edição do Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa – Play, para espetadores de 1 aos 13 anos.

Este ano na sua 3ª edição, o festival vai decorrer até dia 21 de fevereiro, com sessões no Cinema São Jorge e na Cinemateca Júnior, e uma programação de cerca de 100 filmes, que inclui curtas, médias e longas metragens, com sessões dedicadas às escolas durante a semana e, aos fins de semana, ao público em geral. Depois de dia 21, o festival torna-se itinerante, seguindo para outros pontos do país.

O programa inclui ainda ateliers (a decorrer no Cinema São Jorge e na Cinemateca Júnior no Palácio Foz – Praça dos Restauradores), encontros com profissionais, workshops e apresentações.

A programação volta a estar organizada por idades: 1-2 anos (sessões de 15 minutos), 3-5 anos, 6-9 anos e 10-13 anose por temas: “Amigos”, “Ser Diferente”, “Pelo mundo fora”, “Histórias de animais”, “Histórias da cidade”, entre outros, que vão ao encontro dos diferentes interesses de cada criança.

Entre a programação deste ano, destaque para dia 20 de fevereiro, às 17h00, altura em que vai decorrer uma sessão de cinema do filme O Balão Vermelho, de 1956, realizado por Albert Lamorisse, com música original ao vivo por Rita Redshoes.

Destaque também para a presença de  Joana Toste, criadora de animações e fundadora da produtora Gomtch Gomtch, que será convidada especial do festival e acompanhará a projecção dos seus dois filmes, que integram a programação do Festival.

Entre os filmes para os mais crescidos, destaque para O Inventor de Jogos, filme que vai até ao imaginário fascinante dos jogos, para fazer do seu protagonista o criador e salvador de uma épica missão, e Uma Orquestra Especial, documentário sobre um grupo musical de jovens do Paraguai, que vivem ao lado de um dos maiores aterros da América do Sul e que decidem criar uma orquestra com instrumentos reciclados.
Na Cinemateca vai ter lugar uma homenagem aos primórdios do cinema e aos realizadores Albert Lamorisse no dia 13 de fevereiro e George Méliès a 20 de fevereiro.

De realçar ainda, a imagem oficial desta edição do festival, da autoria da ilustradora polaca Tina Siuda, e os seus cinemals.

Os bilhetes custam 3,50 euros para os adultos, 1,90 euros para as crianças; 1 euro para as escolas; 7 euros o pack família (2 bilhetes de adultos e 1 bilhete de criança gratuito); e existe ainda um pack de 10 crianças, por 17 euros. As sessões para bebés são de entrada livre, limitada à lotação da sala.  As inscrições no ateliers custam 7 euros por criança.

 

Texto de Elsa Furtado

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.