MONSTRA Arranca a 3 de Março Com A Maior Edição de Sempre

Screen Shot 2016-02-07 at 21.31.44A MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa está de regresso em março, com uma programação muito extensa e variada destinada a bebés, crianças e adultos, passando por salas de cinema, teatro, museus, escolas, universidades e até na rua, tudo para que de 3 a 13 de março, o que de melhor se faz no mundo da animação esteja acessível ao maior número de público.

Este ano, o país convidado é a ex-Jugoslávia, representada pelas participações da Croácia, Eslovénia, Sérvia, Macedónia, Montenegro, Bósnia e Herzegóvina.

Uma escolha “Para celebrar o cinema dos grandes da animação da ex-jugoslávia, como Bordo  (Borivoj Dovnikovic) e comemorar os 75 anos da Zagreb Films, uma das produtoras mais importantes do cinema europeu, onde destacamos o célebre Professor Baltazar, um dos ícones da série de animação exibida em Portugal, pelas mãos do saudoso Vasco Granja”, afirmou Fernando Galrito – diretor artístico da MONSTRA na conferência de imprensa de apresentação do festival, que teve lugar a passada semana.

Fernando Galrito anunciou ainda que: “a Monstra tem vindo a crescer e esta é a maior edição de todas, com exibição de 605 filmes e o maior número de inscrições Portuguesas de sempre [51].”

monstra2016A música está em grande destaque nesta edição do Festival. É apresentada pela primeira vez a secção Jazz e Animação, um programa que se realiza no Hot Club Portugal, onde os filmes são musicados ao vivo e no Cinema Ideal, onde esta sessão será complementada com uma masterclass sobre o tema.

Os mais pequenos também não foram esquecidos, com a Monstrinha (a Monstra das crianças) a decorrer ao fim de semana no Cinema São Jorge, Cinema City Alvalade e Cinema Ideal com uma grande novidade: a programação para bebés, pensada nas necessidades dos mais pequenos e dos seus pais.

À semelhança do ano passado, a MONSTRA volta a ter sessões pré-festival e, a partir de dia 26 de fevereiro, o público já pode participar em atividades como o Cinema Mais Pequeno do Mundo com a Companhia Ciné Troupe, na Praça Luís de Camões e a novidade Bike-in, uma reinvenção do famoso drive-in Americano, a ter lugar no pátio da Escola Secundária Luís de Camões (na Praça José Fontana), com sessões gratuitas, onde o espetador só precisa ir de bicicleta.

Ainda inserida na programação do festival está a exposição interativa Little From the Fish Shop,  que pode ser visitada no Museu da Marioneta, inspirada no filme homónimo.

De 3 a 13 de março, a MONSTRA anda à solta em Lisboa, passando pelo Cinema São Jorge, Cinema Ideal, Cinema City Alvalade, Teatro Meridional, Museu de Etnologia, Museu da Marioneta e no Centro Cultural de Carnide.

Por C&H (Texto e Fotos)

Artigo anteriorCompal Lança Edição Limitada Com Cereja do Fundão
Próximo artigoMais Mãe – A Nova Plataforma de Parceiros do ACP Mulher

Leave a Reply