8 ½ Festa do Cinema Italiano Arranca em Lisboa a 30 de Março

cinema_italianoIl Racconto di Racconti, de Matteo Garone, foi o filme escolhido para a abertura da edição deste ano da 8 ½ Festa do Cinema Italiano, que decorre em Lisboa de 30 de março a 7 de abril.

A edição deste ano vai homenagear Ettore Scola, um dos grandes mestres do cinema italiano, falecido a 19 de janeiro último, e vai apresentar uma nova versão digital do filme A Vida é Bela, de e com Roberto Benigni, no espaço Festa do Cinema Italiano.

Em relação ao filme de abertura de destacar que se trata da ante-estreia de Il Racconto dei Racconti (Tales of Tales/O Conto dos Contos), de Matteo Garrone, realizador dos premiados Gomorra e Reality – A Grande Ilusão, e é inspirado nos contos de fadas clássicos italianos e conta com Salma Hayek, Vincent Cassel e Toby Jones, nos papéis principais.

Esta 9ª edição expande-se a outras salas de cinema da Capital, decorrendo este ano no Cinema São Jorge e nos Cinemas UCI – El Corte Inglés, e também por mais cidades nacionais como Cascais, de 15 a 17 de abril;  Coimbra, de 18 a 20 de abril; Porto, de 21 a 24 de abril; Loulé, de 12 a 14 de maio; Caldas da Rainha, de 13 a 15 de maio, entre outras. A presença nos países lusófonos também aumenta, nomeadamente no Brasil onde vai estar em sete cidades brasileiras (entre elas Porto Alegre).

Nas atividades paralelas destaque para a Festa de Abertura; para a Rota dos Sabores, um roteiro dos “melhores” representantes da gastronomia italiana em Lisboa, selecionados pela Festa do Cinema Italiano, com descontos para os espetadores do festival; Italiano per Principianti, aulas de introdução à língua italiana temáticas e em locais emblemáticos; o Cine-Jantar, um evento onde o cinema é aliado à gastronomia; e Piccolini, secção dedicada aos mais pequenos, com filmes e atividades didáticas, este ano na sua segunda edição; entre outras atividades nas áreas da moda, música, e artes plásticas.

A 8 ½ Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa,e é uma parceria estratégica CML/EGEAC e uma co-produção com o Cinema São Jorge.

Os bilhetes têm um preço a partir dos 4 euros e podem ser adquiridos nos locais de projecção.

Texto de Elsa Furtado

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.