Novo Ano, Novos Desafios em Família! no Museu do Oriente

O dia e a noiteO Museu do Oriente vem durante o mês de janeiro proporcionar momentos divertidos em família, com novas atividades.

Porque, o Saber e Aprender fazem parte da cultura do seu filho, o museu convida a iniciar o ano 2016 em conjunto com os seus filhos, num dos idiomas mais falados no mundo, o curso “Primeiras Palavras em Chinês”; com técnicas de pintura oriental na oficina “A Pincel! Um admirável Mundo Novo”, onde pode explorar alguns conceitos, tais como, a amizade e a partilha; mas há mais… no decorrer das exposições do Museu, pode ainda, encontrar a oficina “Cão ou Falcão” – Qual o melhor amigo do homem?”, bem como, conhecer diferentes hábitos e rotinas em “Dia e Noite”. As atividades destinam-se a famílias com crianças dos 2 aos 12 anos, realizando-se aos fins-de semana.

As aulas de “Primeiras Palavras em Chinês” estão mais direcionadas para crianças dos 7 aos 11 anos, acompanhadas por um adulto. A sua intencionalidade lúdica e pedagógica tem como objetivo, cativar crianças e adultos para uma língua ideográfica e global, numa atmosfera de partilha intergeracional. Realizam-se aos sábados, de 9 de janeiro a 2 de abril. O preço é de 150 euros para o nível I e II [criança + adulto]

Dando “asas” à criatividade, a oficina “A Pincel! Um admirável mundo novo” dá a conhecer os princípios do desenho japonês e chinês, indissociáveis do domínio do pincel. Esta oficina é inspirada na coleção de arte chinesa de Camilo Pessanha e nos desenhos japoneses do estilo Sumi-e, ambos encontram-se em exposição no referido Museu. Os participantes poderão exercitar-se no uso do pincel para representar a essência de figuras e paisagens, tal como, os artistas asiáticos. Esta oficina destina-se a famílias com crianças dos 6 aos 12 anos e realiza-se aos sábados, de 9 a 23 de janeiro. O preço é de 3,50 euros por participante.

Não descurando o nosso público mais “pequenino”, “Cão ou Falcão – qual o melhor amigo do homem?”. Partindo da exposição A Arte da Falcoaria – de Oriente a Ocidente, esta oficina tem o intuito de estimular a amizade, a partilha e entendimento, para compreender a relação milenar que une o Homem e falcão, bem, como, outros animais. A oficina realiza-se no domingo, 24 janeiro às 11h00 e destina-se a crianças a partir dos 4 anos. O preço é de 3,50 euros por participante.

No domingo 31 de janeiro temos a oficina “Dia e Noite”, para famílias com crianças com idades compreendidas entre os 2 e 4 anos, acompanhadas por um adulto. Vai pôr toda a família a falar de hábitos e de alguns animais interessantes, cuja rotina difere da nossa e, para quem, a hora de despertar é a nossa hora de deitar. Entre morcegos e mochos vamos desvendar os segredos do escuro para dele não mais ter medo. O preço é de 3,50 euros por participante.

Todas as atividades necessitam de inscrição prévia junto ao serviço educativo do Museu.

Texto de Ana Gueidão

Artigo anterior80 anos d’O Mosquito Em Exposição na Biblioteca Nacional em Lisboa
Próximo artigoConcurso Gastronómico Lisboa à Prova Elegeu os 126 Melhores Restaurantes de Lisboa

Leave a Reply