Novo Ano, Novos Desafios em Família! no Museu do Oriente

O dia e a noiteO Museu do Oriente vem durante o mês de janeiro proporcionar momentos divertidos em família, com novas atividades.

Porque, o Saber e Aprender fazem parte da cultura do seu filho, o museu convida a iniciar o ano 2016 em conjunto com os seus filhos, num dos idiomas mais falados no mundo, o curso “Primeiras Palavras em Chinês”; com técnicas de pintura oriental na oficina “A Pincel! Um admirável Mundo Novo”, onde pode explorar alguns conceitos, tais como, a amizade e a partilha; mas há mais… no decorrer das exposições do Museu, pode ainda, encontrar a oficina “Cão ou Falcão” – Qual o melhor amigo do homem?”, bem como, conhecer diferentes hábitos e rotinas em “Dia e Noite”. As atividades destinam-se a famílias com crianças dos 2 aos 12 anos, realizando-se aos fins-de semana.

As aulas de “Primeiras Palavras em Chinês” estão mais direcionadas para crianças dos 7 aos 11 anos, acompanhadas por um adulto. A sua intencionalidade lúdica e pedagógica tem como objetivo, cativar crianças e adultos para uma língua ideográfica e global, numa atmosfera de partilha intergeracional. Realizam-se aos sábados, de 9 de janeiro a 2 de abril. O preço é de 150 euros para o nível I e II [criança + adulto]

Dando “asas” à criatividade, a oficina “A Pincel! Um admirável mundo novo” dá a conhecer os princípios do desenho japonês e chinês, indissociáveis do domínio do pincel. Esta oficina é inspirada na coleção de arte chinesa de Camilo Pessanha e nos desenhos japoneses do estilo Sumi-e, ambos encontram-se em exposição no referido Museu. Os participantes poderão exercitar-se no uso do pincel para representar a essência de figuras e paisagens, tal como, os artistas asiáticos. Esta oficina destina-se a famílias com crianças dos 6 aos 12 anos e realiza-se aos sábados, de 9 a 23 de janeiro. O preço é de 3,50 euros por participante.

Não descurando o nosso público mais “pequenino”, “Cão ou Falcão – qual o melhor amigo do homem?”. Partindo da exposição A Arte da Falcoaria – de Oriente a Ocidente, esta oficina tem o intuito de estimular a amizade, a partilha e entendimento, para compreender a relação milenar que une o Homem e falcão, bem, como, outros animais. A oficina realiza-se no domingo, 24 janeiro às 11h00 e destina-se a crianças a partir dos 4 anos. O preço é de 3,50 euros por participante.

No domingo 31 de janeiro temos a oficina “Dia e Noite”, para famílias com crianças com idades compreendidas entre os 2 e 4 anos, acompanhadas por um adulto. Vai pôr toda a família a falar de hábitos e de alguns animais interessantes, cuja rotina difere da nossa e, para quem, a hora de despertar é a nossa hora de deitar. Entre morcegos e mochos vamos desvendar os segredos do escuro para dele não mais ter medo. O preço é de 3,50 euros por participante.

Todas as atividades necessitam de inscrição prévia junto ao serviço educativo do Museu.

Texto de Ana Gueidão

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.