Colección Masaveu em Exposição no Museu de Arte Antiga em Lisboa

expo_masaveuO Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) apresenta a partir de hoje a exposição Colección Masaveu, Grandes Mestres da Pintura Espanhola Greco, Zurbarán, Goya, Sorolla, que reúne obras de alguns dos maiores mestres da pintura espanhola, do século XV ao século XX.

A mostra, pensada e elaborada especialmente para o museu nacional português, apresenta 60 obras da autoria de artistas como El Greco, Francisco de Zurbarán, Gallego, José de  Ribera, Bartolomé Esteban Murillo, Fortuny, Luis Egidio Meléndez, Francisco de Goya, Vicente López, Joaquín Sorolla y Bastida, entre outros, realizadas ao longo de cinco séculos, e adquiridas por várias gerações de uma mesma família – a Masaveu, e distribuídas agora por alguns dos maiores museus de Espanha.

Entre os cinco núcleos da mostra: O Esplendor da Idade Média e o Renascimento; El Greco e a Transição na Pintura do Maneirismo para o Naturalismo; Cintilações do Século de Ouro: os Mestres do Barroco, Goya e as Luzes; e Uma Nova Luz: de Fortuny a Sorolla, as atenções recaem em obras como Jesus é Despojados das Suas Vestes de El Greco, ou de Goya: Espetar as Bandarilhas (Bandarilheiros) e Despeje de la Plaza (Alguacilillos).

Também muito relevante nesta mostra é o núcleo dedicado a Joaquín Sorolla – o pintor da luz, onde sobressai a obra La Familia de Rafael Errazuriz Urmeneta.

Colección Masaveu, Grandes Mestres da Pintura Espanhola Greco, Zurbarán, Goya, Sorolla pode ser visitada até dia 3 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00. Os bilhetes custam 7 euros e podem ser adquiridos no local, locais habituais e online.

Por Elsa Furtado

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.