11ª Edição Do Peixe Em Lisboa Decorre De 5 A 15 De Abril

A 11ª edição do Peixe em Lisboa vai decorrer de 5 a 15 de abril, no Pavilhão Carlos Lopes, na Capital.

Na edição deste ano do evento dedicado à Gastronomia do Mar estão já confirmadas as presenças dos Chefes internacionais Ashley Palmer-Watts (dia 8 de abril), à frente do Dinner, de Londres, com duas estrelas Michelin; Anthony Genovese (dia 9 de abril), Chefe do Il Pagliaccio em Roma, com duas estrelas Michelin; Ana Ros (dia 10 de abril), eleita Melhor Chefe Feminina do Mundo em 2017 pelo seu trabalho no restaurante Hisa Franko, na Eslovénia; Andrew Wong (dia 11 de abril), que assinala a estreia da cozinha chinesa no Peixe em Lisboa e A. Wong e Iván Domínguez (dia 13 de abril), do restaurante Alborada, na Corunha.

Entre as presenças nacionais estão já confirmados os Chefes portugueses José Avillez (detentor de duas estrelas Michelin) que marca presença a 12 de abril; João Rodrigues do Restaurante Feitoria (uma estrela Michelin), no dia 15 de abril; João Oliveira a 6 de abril e Tiago Bonito a 7 de abril, ambos vencedores de estrelas Michelin na última edição do Guia; Vasco Coelho Santos (7 de abril), Diogo Noronha e Diogo Rocha (no dia 14 de abril).

Entre os restaurantes presentes estão já confirmados a Casa do Bacalhau, do Chefe João Bandeira; Loco, da responsabilidade do Chefe Alexandre Silva e Mariscador, liderado pelo Chefe Rodrigo Castelo; Arola, do Hotel Penha Longa (Sintra); Ibo, do chefe João Pedrosa; Kanazawa, do Chefe Paulo Morais e Kiko Martins; Taberna Fina, do Chefe André Magalhães; Ritz Four Seasons, do Chefe Pascal Maynard e Ribamar, em Sesimbra, de Hélder Chagas.

A programação inclui o Concurso de Pataniscas no dia 9 de abril; a eleição de O Melhor Pastel de Nata no dia 11 de abril; tertúlias, harmonizações enogastronómicas, sessões de showcooking e ainda sessões dedicadas à pesca sustentável e ao consumo de espécies que não correm riscos de extinção, com destaque para o carapau, numa iniciativa em colaboração com a a Ciência Viva e a Docapesca e que inclui uma apresentação por parte dos Chefes Bertílio Gomes, do Chapitô à Mesa, João Rodrigues do Feitoria e de Pedro Almeida, do Midori, no Hotel Penha Longa, que irão confecionar receitas de carapau que o público terá a oportunidade de provar.

O recinto do Pavilhão vai contar com três esplanadas ao ar livre; um Mercado Gourmet, onde vai ser possível comprar artigos de mercearia fina, azeites, vinhos, gelados, chocolates, enchidos, queijos, doçaria tradicional, utensílios de cozinha e conservas sem esquecer a indispensável banca de peixe fresco, e um auditório para as apresentações dos Chefes e outras atividades.

O Peixe em Lisboa abre portas na quinta feira, 5 de abril, pelas 18h00 (e encerra às 00h00), e vai funcionar de 6 a 14 de abril das 12h00 às 00h00 (e sextas e sábados está aberto até às 01h00). No dia 15 de abril funciona das 12h00 às 18h00.

Os bilhetes podem ser adquiridos no local e online e custam 15 euros por dia,  grupos de 5 pessoas pagam 60 euros por dia, e crianças até aos 12 anos têm entrada gratuita.

Segunda-feira (dia 09 de abril) é o Dia Económico no Peixe em Lisboa, em que uma entrada, no valor de 15 euros/pessoa, confere o direito a um consumo de dez euros nos restaurantes ao longo de todo o dia. Durante os dias de semana, entre as 12h00 e as 15h00, a entrada no Peixe em Lisboa dá direito a duas degustações de cinco euros.