10º Festival Folk Celta Decorre Em Ponte da Barca De 27 A 29 De Julho

Entre 27, 28 e 29 de julho a Praça Terras da Nóbrega, em Ponte da Barca, vai ser invadida pelos ritmos celtas e tradicionais na X edição do Festival Folk Celta.

Alargada a 3 dias, a edição deste ano apresenta um cartaz com artistas de Portugal, Espanha, Costa Rica, México e Escócia.

A abertura tem lugar no dia 27 de Julho, com o musical Keltia no Palco Terras da Nóbrega, numa produção de Andrea Pousa e Queiman, com 40 artistas e que conta a história do nascimento da Cultura Atlântica em terras galegas quando a Europa ainda estava sobre uma capa de gelo. Neste dia atuam ainda os The Oafs, no Palco Bricelta, e que vêm apresentar o disco de estreia My Scars and Stories. A noite termina com os Peregrino Gris que vêm da Costa Rica.

No dia 28, as hostes começam a partir das 20h30 com o mexicano Quique Escamilla. Meia hora depois arranca o Palco Terras da Nóbrega com o concerto dos portugueses Diabo a Sete, que trazem um repertório baseado em temas originais e outros inspirados na música tradicional portuguesa; seguem-se Xavier Diaz & Adufeiras de Salitre – um projeto que une um grupo de percussionistas e cantoras de música popular a Gutier Álvarez na safona e violino, Javier Álvarez no acordeão diatónico e Xabier Díaz, nome maior da música galega – e também os galegos Kalakan, grupo de três cantores e percussionistas, que se fazem acompanhar neste espetáculo de Luís Peixoto. No Palco Bricelta atuam os Chulada da Ponte Velha que se dedicam a retomar as práticas musicais do Douro e do Minho, e os Enraizarte compostos por 8 músicos quase todos vindos dos campos da música erudita.

Já o dia 29 de Julho, abre com os Mac Mardigans de Toledo, seguindo-se os Les Saint Armand, e os The Town Bar que percorrem os caminhos da folk, country e rock. Já o Palco Terras da Nóbrega recebe os Virandeira, e os escoceses Rura. O encerramento do festival vai estar a cargo dos Kumpania Algazarra.

No recinto vai haver ainda um espaço de venda e exposição de produtos artesanais, licores, queijos e enchidos e ainda uma área de restauração.

O Festival Folk Celta decorre em em plena Reserva Mundial da Biosfera, com as margens do Rio Lima e do seu afluente Vade como cenário, e é organizado pela Câmara Municipal de Ponte da Barca.

Durante os 3 dias as portas do recinto abrem pelas 20h00. Os bilhetes estão à venda no local, Posto de Turismo de Ponte da Barca e online e custam 10 euros para um dia, 15 euros para 2 dias e 20 euros para os 3 dias.

Programa Completo 

  Dia 27 de Julho Dia 28 de Julho Dia 29 de Julho
Palco Terras da Nóbrega 22h30 – Keltia, o Musical (ES)
00h30 – Peregrino Gris (CR)
21h00 – Diabo a Sete (PT)
22h30 – Xabier Diaz & Adufeiras de Salitre (ES)
00h00 – Kalakan feat. Luís Peixoto (ES-PT)
21h00 – Virandeira (ES)
22h30 – Rura (GB)
00h00 – Kumpania Algazarra (PT)
Palco Bricelta 23h30 – The Oafs (PT)  20h30 – Quique Escamilla (MX)
22h00 – Chulada da Ponte Velha (PT)
23h30 – Enraizarte (PT)
 20h30 – Mac Mardigans (ES)
22h00 – Les Saint Armand (PT)
23h30 – The Town Bar (PT)

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.