10ª Festa Do Cinema Italiano Arranca Amanhã Em Lisboa

Arranca amanhã, dia 5 e prolonga-se até 13 de abril, a 10ª Festa do Cinema Italiano, que pela primeira vez vai decorrer em simultâneo em Lisboa, Porto, Coimbra e Setúbal, seguindo depois para 15 cidades portuguesas e três países (Brasil, Angola e Moçambique).

Em Lisboa as sessões são no Cinema São Jorge, nos Cinemas UCI – El Corte Inglès e na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, e vão ser exibidos cerca de 50 filmes, entre curtas e longas-metragens, de ficção, documentário e animação, que vão ser exibidos ao longo dos nove dias do festival.

Destaque ainda para a antestreia nacional do último filme de Marco Bellocchio, Fai Bei Sogni que marca a abertura da Festa, no dia 5, às 21h30, no Cinema São Jorge; e a encerrar a Festa vai estar o filme In Guerra Per Amore, de Pif. Destaque também para Perfetti Sconosciuti, de Paolo Genovese, um dos grandes sucessos da passada temporada cinematográfica em Itália.

Este ano, por ocasião do centenário do seu nascimento, a Festa do Cinema Italiano dedicará, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, uma homenagem a Dino Risi, um dos grandes nomes do cinema italiano, que deu a conhecer a “comédia à italiana” ao mundo inteiro. O momento certo para ver ou rever clássicos intemporais como Il Sorpasso (A Ultrapassagem), I Mostri (Os Monstros) ou Profumo di donna (Perfume de Mulher).

Na secção Amarcord, dedicada aos tesouros cinematográficos italianos são exibidos outros filmes como Suspiria, de Dario Argento, numa nova versão restaurada em 4K ou de Lo Chiamavano Trinita?… uma paródia dos Western Spaghetti apresentada em homenagem a Bud Spencer.

Em destaque vai estar também a cidade de Nápoles na secção Napolitana, um dos focos do festival, onde é mostrada a cultura da cidade através do cinema, com destaque para o mítico Totó, Literatura, com foco no fenómeno literário Elena Ferrante, Música e Gastronomia. Está integrada nesta secção a exibição de Gomorra, a Série, que traz a Lisboa Marco D’Amore (Ciro Di Marzio) e Salvatore Esposito (Genny Savastano), (serão doze novos episódios exibidos em cinco sessões do festival). E ainda o concerto Napoli Sentimental, criado por Mísia especialmente para a 10ª Festa do Cinema Italiano.

O festival dedica ainda um espaço especial à música com o concerto dos Spaghetti Fusion, um coletivo internacional de músicos, colaboradores de importantes orquestras que adaptaram alguns dos temas musicais mais famosos do cinema italiano. Neste concerto, será possível ouvir ao vivo as composições de grandes autores como Ennio Morricone, Nino Rota, Riz Ortolani, Armando Trovajoli e muitos outros, acompanhadas das sequências projetadas no grande ecrã.

Haverá ainda uma especial atenção à cultura gastronómica italiana com os Cine-Jantar, e a Rota dos Sabores, onde 15 gelatarias e restaurantes italianos em Lisboa, que terão menus temáticos inspirados no cinema italiano, que incluem a oferta de bilhetes para sessões do festival.

As crianças também vão ter uma secção para elas e, em parceria com a MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa, são exibidos, na secção Piccolini, doze filmes de animação (uma longa e onze curtas-metragens).

O Festival vai trazer a Lisboa figuras conhecidas como o realizador Roberto Andò, o autor e cómico italiano Pif, Edoardo Leo, Violante Placido, Antonella Di Nocera, entre outros.

A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa. Em Lisboa é uma parceria estratégica CML/EGEAC e uma co-produção com o Cinema São Jorge.

O programa completo da 10ª edição pode ser consultado online. Os bilhetes custam 4 euros para oCinema São Jorge e Cinemas UCI – El Corte Inglês e 3,20 euros para a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, e estão à venda nos locais.

Nas outras cidades, a Festa do Cinema Italiano realiza-se no Porto (5 a 12 de abril no Teatro Rivoli e no UCI – Arrábida 20), em Coimbra (5 a 7 de abril, no Teatro Académico Gil Vicente), em Almada (5, 9 e 12 de abril , no Fórum Municipal Romeu Correia) e em Setúbal (7 a 9 de abril, no Cinema Charlot).

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.