105 Anos de Manoel de Oliveira celebrados em 105 revistas pelo Museu da Imprensa no Porto

Manuel de OliveiraO Museu Nacional da Imprensa, no Porto, inaugurou esta semana a exposição Manoel de Oliveira, 105 Revistas. A mostra documental, inaugurada no dia em que o cineasta festejou o seu 105 aniversário, exibe cronologicamente várias publicações, nacionais e estrangeiras, que dedicaram as duas páginas à vida e obra daquele que é o realizador de cinema mais antigo do mundo.

Seara Nova, Movimento, Cinema Novo, Grande Ilusão e as estrangeiras Cahiers du Cinéma, Beaux Arts, L’ Avant Scène Cinema, Suplemento de Cinema do Libération e L’ Acchiappa Film são algumas das publicações em exposição no MNI. A exposição ficará patente no Museu Nacional da Imprensa até 10 de março de 2014.

Também no Aeroporto Francisco Sá Carneiro estará exposta a mostra Manoel de Oliveira no Humor Mundial, no âmbito do PortoCartoon 2013, que apresenta os trabalhos feitos para o Prémio Especial de Caricatura, dedicado nesta edição ao cineasta português.

Com 80 anos de carreira e mais de meia centena de filmes, Manoel de Oliveira continua a demonstrar o seu amor pela 7ª arte. O realizador de cinema procura agora financiamento para filmar a sua nova média-metragem O Velho do Restelo já no próximo ano.

Texto de Sandra Mesquita

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.