10 Anos Do Turismo Industrial Em São João Da Madeira

A Casa da Criatividade, em S. João da Madeira, foi palco no passado dia 24 de janeiro, das comemorações do 10º aniversário do Turismo Industrial de S. João da Madeira, com destaque para a apresentação da Requalificação Arquitetónica do Centro de Memórias da Indústria.

Em números, os 10 anos de Turismo Industrial contam-se da seguinte forma:
22 experiências entre indústria viva e património industrial
14 empresas parceiras
283 mil visitantes
7106 grupos visitantes
74% público escolar

Nas palavras de Jorge Sequeira, presidente da Câmara de S. João da Madeira, o projeto de conversão da história industrial num produto cultural e histórico foi pioneiro em Portugal, numa combinação entre indústrias em funcionamento e museus, com circuitos destinados a partilhar a história da indústria no município, com foco, na indústria chapeleira, do calçado, automóvel e têxtil.

Após 10 anos de sucesso, o desafio passa por valorizar a oferta, incluindo hotéis, restaurantes e comércio local. Neste âmbito, apontamento para a conversão do Palacete dos Condes em hotel de charme, numa concessão ao grupo Meliá e ainda um novo hotel, construído de raiz, na avenida Renato Araújo.

O projeto passa agora pela criação do Centro de Memórias da Indústria, no palacete do rei da farinha: um núcleo regional e nacional que irá abarcar «o passado e o futuro», com pesquisa, documentação, exposições permanente e temporárias, da história e dos objetivos da indústria no território.

Este produto, modelo de diferenciação do município, continua a crescer e inspirar outras cidades a reerguer o turismo em torno de experiências únicas e autênticas.

Ao património industrial a visitar, repartido entre o Museu do calçado, o Museu da Chapelaria, o Centro de Arte da Oliva e a Torre da Oliva, juntam-se as visitas às fábricas em funcionamento, como a Viarco, a Fepsa, a Faurecia ou a Flexitex e ainda a Criatividade e Tecnologia, em centros como a Sanjotec ou a Academia de Design e Calçado.

A informação complementar sobre os vários circuitos e os respetivos preços pode ser consultada na página oficial do Turismo Industrial de SJM.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.