XIII Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça

Decorre de 17 a 20 de novembro, a XIII Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça, no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Património Mundial e Maravilha de Portugal, fazendo da cidade durante quatro dias, Capital da Doçaria Conventual.

Durante estes dias vai ser possível viajar pelo tempo e descobrir a origem da doçaria conventual, que remonta ao século XV, entre muitos ovos e açúcar. O evento recebeu a Menção Honrosa nos Prémios Turismo de Portugal 2010, na categoria de Melhor Evento, durante a Feira Internacional de Turismo (BTL) e este ano são esperados cerca de 35 mil visitantes, segundo a organização.

A organização convidou vários participantes estrangeiros a mostrarem os seus produtos, estando confirmadas as presenças da Bélgica, da França (Aubergen¬ville) e do Brasil (Alcobaça do Brasil), as duas últimas representam cidades geminadas com Alcobaça, num total de 40 stands nacionais e internacionais.

A animação não vai faltar em todo o recinto da mostra, entre as três salas do Mosteiro, os seus corredores e claustros, com a presença de figurantes de D. Pedro, Inês de Castro e do Abade. O grupo Nervo – Associação Cultural apre¬senta, nos dias 17 e 18, Portugal Conventual ou o guloso do seu Rei, um espetáculo infantil que consiste na teatralização da construção de Portugal e dos seus doces conventuais pelas mãos de D. Afonso Henriques. Uma história onde D. Afonso Henri¬ques batalha com pasteis de nata, sendo eles Mouros e constrói monumentos históricos com farinha e ovos, mostrando o seu lado de Rei guloso e distraído. O Grupo de Teatro de São Martinho do Porto e da Companhia Livre fará a encenação de uma degustação de doçaria conventual. Aos doces e à animação juntam-se os ateliers de cozinha para crianças e graúdos.

Vai decorrer ainda um concurso de Doçaria Conventual e de Licores entre os participantes, sendo o júri composto por chefes de cozinha portuguesa, conceituados a nível nacional e internacional e vão estar também à venda dois livros de receitas conventuais: Doçaria Conventual na Mostra de Alcobaça (da autoria do Chefe Silva) e 10 Anos, 10 Receitas, edição da C.M.A.

A mostra decorre de 17 a 20 de novembro, das 10h30 às 23h00 e dia 20 até às 19h00, nas Salas do Mosteiro Refeitório, Sala dos Monges, Sala do Capítulo e Sala das Conclusões. Os bilhetes de um dia custam 1 euro e 2,50 euros para os 4 dias (pulseira livre trânsito). A organização é da Câmara Municipal de Alcobaça, organizadora desde 1999.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta