Viva Verdi! Viva Berio! na Abertura Oficial do Ano Itália na Casa da Música no Porto

vivaverdiArranca hoje o Ano Itália na Casa da Música, no Porto, e vai contar com a participação da Sinfónica, do Remix e do Coro Casa da Música, num programa que vai trazer muitos concertos de 18 a 23 de janeiro. Dar-se-á grande destaque a dois dos maiores compositores italianos: Giuseppe Verdi (200 anos do nascimento) e Luciano Berio (10 anos da morte). Serão também apresentados ao público três compositores que irão ter uma ligação mais estreita com a Casa da Música neste ano de 2013; são eles Salvatore Sciarrino (Compositor em Associação), Luca Francesconi (Compositor em Residência) e Giorgio Battistelli (Artista em Associação).

Assim, a programaçãocomeça hoje às 21h30 na Sala Suggia da Casa da Música com a Sinfónica Fora de Série que irá interpretar Viva Itália! com direção musical de Christoph König e com a soprano Luba Orgonášová; poder-se-á ouvir Abertura de La Forza del Destino, “Caro nome de Rigoletto”, “È strano! È strano!” de La Traviata, de Giuseppe Verdi; 4 Dédicaces de Luciano Berio; Qui la voce sua soave de I puritani de Vincenzo Bellini e Italia de Alfredo Casella. O bilhete para este dia tem o preço de 17 euros sendo de 12,75 euros para amigo da Casa da Música.

verdiNo sábado dia 19 poder-se-á assistir ao espetáculo cénico Via Verdi, concerto encenado que explica o que é uma ária, com direção artística e voz de Maria João Alves e José Lourenço e com João Tiago Magalhães ao piano, na Sala 2 às 16h00. O preço do bilhete é de 6 euros e preço de amigo de 4,50 euros.

Às 21h00 a Sala Suggia receberá o Remix Ensemble Casa da Música numa narrativa musical intitulada Viva Berio! com Peter Rundell na direção musical e a soprano Lisa Milne; poder-se-á ouvir excertos célebres de Monteverdi, Bach, Schubert, Wagner, Bizet ou Verdi, entre outros. Serão destacados os compositores Luca Francesconi, Giorgio Battistelli e Salvatore Sciarrino. O preço do bilhete é de 11 euros; o preço de amigo é de 8,25 euros.

No domingo dia 20 às 18h00 e também na Sala Suggia poder-se-á ouvir o coro Casa da Música nas Quatro Peças Sacras de Giuseppe Verdi, Locus iste; Ave Maria; Christus factus est de Anton Bruckner, sendo a direção musical de Paul Hillier. O preço do bilhete é de 8 euros e o de amigo, de 6 euros.

A programação encerra na quarta-feira dia 23 às 21h00, mais uma vez na Sala Suggia, com L’Orchestra di Piazza Vittorio, formada num bairro multi-étnico de Roma e que reúne músicos originários de países tão diversos como a Tunísia, o Brasil, Senegal, Índia, Hungria, EUA, América Latina e Itália. O preço do bilhete é de 15 euros, 11,25 euros para amigo da Casa da Música. Se se quiser poder-se-á optar pelo jantar e concerto, sendo o valor de 30 euros.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta