Vista Alegre apresenta jarra Territórios, criada pelo artista plástico angolano António Ole

1-va_ole (2)A jarra Territórios, da autoria de António Ole e inspirada em Angola, é a 10ª peça resultante do Projecto Artistas Contemporâneos, que foi apresentada ontem, na loja da Vista Alegre no Cascais Shopping.

O artista esteve presente na apresentação da jarra Territórios e fala com entusiasmo desta sua primeira experiência na área da cerâmica – um gosto que lhe vem da infância e que o convite da Vista Alegre despertou. António Ole procurou representar a Angola tradicional, do interior, longe da movimentada Luanda “ao conjugar fragmentos de mapas com figuras do quotidiano, quis realçar a ideia de viagem, a livre circulação de pessoas e bens, com a vastidão territorial de Angola”.

Numa homenagem à arte contemporânea, a jarra Territórios apresenta-se em tons ocre e verdes, e faz lembrar África e a terra. É ao mesmo tempo uma peça com raízes e com um traço moderno, na linha das propostas com que a Vista Alegre tem surpreendido.

3-va_ole (1)

2-va_ole (3)
O Projecto Artistas Contemporâneos é uma colecção de prestígio da Vista Alegre, com peças concebidas por autores da atualidade, talentosos e multifacetados. António Ole é um dos mais conceituados artistas africanos, que muito tem contribuído para a divulgação da cultura angolana, através das suas obras de pintura, escultura, cinema e fotografia, e das inúmeras exposições em que participou.

A jarra Territórios está disponível nas lojas Vista Alegre Atlantis por 380 euros,  numa edição numerada e limitada a 500 exemplares.

Por Sofia Almeida Bernardo

Deixar uma resposta