Visitas Cantadas ao Pátio da Galé e ao Museu do Fado em Agosto

Em agosto o Museu do Fado promove Visitas Cantadas à exposição temporária O Fado no Cinema. Aberta ao público até dia 26 deste mês, a mostra está patente na Sala do Risco, junto ao Pátio da Galé e debruça-se sobre a relação intensa e regular entre o Fado e a 7.ª Arte.

A presença do fado no cinema começa nos anos 20 do século passado, ainda na era dos filmes mudos, e marca o aparecimento dos filmes sonoros com A Severa, de Leitão de Barros (1931) e intensifica-se ao longo das décadas seguintes, estando registados mais de 100 filmes que são marcados pela canção urbana de Lisboa.

As visitas realizam-se aos sábados e a partir das 16h00 os visitantes poderão ouvir Maria Armanda (dia 11), Lina Rodrigues (dia 18) e Cláudia Leal (dia 25). A acompanhar estarão os músicos serão António Parreira, na guitarra portuguesa, e Guilherme Carvalhais, na viola.

Também em Agosto, mas aos domingos, as Visitas Cantadas realizam-se no Museu do Fado, à mesma hora, onde será possível ouvir José Manuel Barreto (dia 12), Maria Armanda (dia 19) e Cláudia Leal (dia 26).

A exposição O Fado no Cinema está aberta todos os dias, das 10h00 às 19h00.

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.