Visitas Cantadas ao Pátio da Galé e ao Museu do Fado em Agosto

Em agosto o Museu do Fado promove Visitas Cantadas à exposição temporária O Fado no Cinema. Aberta ao público até dia 26 deste mês, a mostra está patente na Sala do Risco, junto ao Pátio da Galé e debruça-se sobre a relação intensa e regular entre o Fado e a 7.ª Arte.

A presença do fado no cinema começa nos anos 20 do século passado, ainda na era dos filmes mudos, e marca o aparecimento dos filmes sonoros com A Severa, de Leitão de Barros (1931) e intensifica-se ao longo das décadas seguintes, estando registados mais de 100 filmes que são marcados pela canção urbana de Lisboa.

As visitas realizam-se aos sábados e a partir das 16h00 os visitantes poderão ouvir Maria Armanda (dia 11), Lina Rodrigues (dia 18) e Cláudia Leal (dia 25). A acompanhar estarão os músicos serão António Parreira, na guitarra portuguesa, e Guilherme Carvalhais, na viola.

Também em Agosto, mas aos domingos, as Visitas Cantadas realizam-se no Museu do Fado, à mesma hora, onde será possível ouvir José Manuel Barreto (dia 12), Maria Armanda (dia 19) e Cláudia Leal (dia 26).

A exposição O Fado no Cinema está aberta todos os dias, das 10h00 às 19h00.

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta