Vida E Obra De Leonardo Da Vinci Em Exposição Na Alfândega Do Porto

Até 31 de julho, a Alfândega do Porto recebe a exposição Leonardo Da Vinci – As Invenções do Génio, dedicada à vida e obra do artista e inventor italiano.

Dividida por áreas temáticas – como “O Renascimento”, “As Máquinas de Voo”, “A Pintura”, “Os Estudos da Hidráulica, da Engenharia Militar e do Urbanismo” – a exposição apresenta 64 réplicas de máquinas e engenhos, representações de obras, desenhos e vários protótipos visionários inventados por Da Vinci.

Cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico, Leonardo da Vinci, nascido em 1452 em Itália, foi uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento. Duas das suas obras, a Mona Lisa e a Última Ceia estão entre as mais famosas pinturas de todos os tempos.

De acordo com a diretora da exposição, Paula Paz Dias Ferreira, “o propósito desta exposição é despertar a curiosidade, o engenho e o espírito de inovação dos visitantes, que vão ser confrontados com a criatividade de um dos maiores génios da humanidade”.

A exposição itinerante, que entretanto já passou por várias cidades da Europa, Estados Unidos da América, América do Sul e Ásia, é comissariada em Portugal pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura e está aberta ao público todos os dias entre as 10h00 e as 19h00, encerrando às 20h00 aos fins-de-semana e feriados. Os bilhetes, à venda no local, custam 6 euros, com preços especiais para famílias e grupos.

No próximo dia 27 de abril, às 19h00, a exposição serve de mote à primeira Tertúlia Leonardina com o tema “Os Conflitos de Leonardo Da Vinci: Ciência, Ética e Guerra”. O encontro terá como convidados o Professor Sobrinho Simões, Pedro Abrunhosa, Padre Américo Aguiar e Coronel António Feijó, com moderação do jornalista Júlio Magalhães. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia através do e-mail info@otw.pt.

Deixar uma resposta