Van Gogh Alive – The Lisbon Experience Convida A Mergulhar Nas Obras Do Pintor Holandês

Reportagem de Elsa Furtado (Texto) e Tânia Fernandes (Fotografia e Vídeo)

Entrar num quadro, num filme, sentir que fazemos parte da obra de arte, é essa a sensação com que ficamos quando entramos na Van Gogh Alive – The Lisbon Experience, que inaugurou ontem ao final da tarde na Cordoaria Nacional, em Lisboa.

A exposição interativa, apresenta mais de 3 mil imagens (de cerca de 120 obras), que transformam e dão vida ao espaço do Torreão Poente da Cordoaria Nacional, utilizando a tecnologia SENSORY4TM. As obras são projetadas no teto, nas paredes, no chão, por todo o lado e ao mesmo tempo, sempre em movimento e com música a acompanhar, sendo a primeira vez que se apresenta algo deste género no nosso país.

Podemos interagir com as imagens, “saltar” para dentro de uma tela, fazer de conta que fazemos parte de obras primas do famoso pintor holandês, como os emblemáticos Girassóis; Retrato Doutor Gachet; Noite Estrelada; A Igreja de Auvers Sur Oise; Amendoeiras em Flor; Lírios; Autorretrato; Campo de Trigo Com Corvos; Esplanada À Noite; O Cadeirão de Vicent com o Seu Cachimbo; Autorretrato com Orelha Ligada; Noite Estrelada Sobre o Remo; Quarto de Vicent em Arles; A Vinha Encarnada, entre outras.

Para além de algumas das principais pinturas de Van Gogh, a mostra leva também o visitante por uma viagem pela vida e época do pintor impressionista, de Amesterdão a Paris, passando por Arles, Saint Rémy e Auvers-sur-Oise. Integra ainda esta parte da experiência, uma “pequena” galeria onde se encontram reproduzidas algumas das principais obras do pintor, acompanhadas da respetiva apresentação.

A introdução e apresentação de Van Gogh faz se na entrada do Torreão, através de alguns painéis, que contam a biografia do conhecido pintor do século XIX.

A mostra, que alia visão e som, através de uma tecnologia inovadora, e apela aos sentidos, pretende também dar a conhecer o universo e as obras de Van Gogh a quem não conhece ou está pouco familiarizado com as obras do artista. Nas palavras dos seus responsáveis: “É uma sinfonia de luz, cor e som, que convida a mergulhar nesta experiência multissensorial inesquecível”.

Van Gogh Alive – The Lisbon Experience abre hoje ao público e pode ser visitada diariamente das 10h00 às 20h00, e às sextas, sábado e vésperas de feriado até às 21h00, no Torreão Poente da Cordoaria Nacional (Travessa da Galeotas, Lisboa), até ao fim de agosto (data prevista para já). A produção é da Cofina Eventos com a Grande Exhibitions – empresa detentora do conceito.

Os bilhetes estão à venda no local, online e outros pontos de venda habituais e custam 9,50 euros para crianças dos 6 aos 12 anos; 12 euros para os adultos; 10,50 euros o bilhete de estudante e 11 euros para maiores de 65 anos. Há ainda packs família entre os 20 e os 36 euros.

2 Comentários

Deixar uma resposta