Vamos escolher as 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa

2011 é ano de eleição das Maravilhas Gastronómicas de Portugal, em mais uma iniciativa da New 7 Wonders Portugal, que arranca agora e vai durar até Setembro, altura em que vão ser conhecidas as sete finalistas na cidade de Santarém.

Tal como Luís Segadães anunciou em Setembro passado, em Ponta Delgada, na Gala de Eleição das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, vai agora ser possível eleger mais maravilhas nacionais, a começar pela Gastronomia, numa eleição que vai ter como novidade serem os portugueses a proporem os candidatos a maravilhas.

Entradas, Sopa, Marisco, Peixe, Carne, Caça e Doces são as sete categorias pelas quais vão ser distribuídas as candidatas as Maravilhas, numa iniciativa que pretende promover e preservar o receituário tradicional português.

“As candidatas a maravilhas vão estar divididas em sete categorias, representativas de tudo aquilo que se deseja encontrar à mesa de uma almoçarada e de preferência oriundas das várias regiões de País”, explicou Luís Segadães responsável das New 7 Wonders Portugal, durante a apresentação da iniciativa na segunda-feira em Santarém, altura em que disse ser a “arte de bem comer” o desporto preferido dos portugueses.

À semelhança das iniciativas anteriores, esta eleição vai decorrer em várias fases, começando pela sugestão e levantamento de pratos e receitas portuguesas a decorrer até final de Março, altura em que será elaborada a primeira lista, que será depois entregue a um painel de 70 especialistas.

A segunda fase da eleição vai decorrer até maio, altura em que 21 figuras públicas vão escolher as 21 maravilhas finalistas, dando assim início à última fase, onde o público poderá votar até 7 de Setembro nas suas Maravilhas preferidas, via SMS, chamada telefónica, no site na internet e pelo Facebook.

A gala final está marcada para Santarém, altura em que serão conhecidos as finalistas de cada categoria, e vai ser transmitida pela RTP, à semelhança das iniciativas anteriores, num espectáculo que volta a contar com apresentação da dupla Catarina Furtado e José Carlos Malato.

O logótipo da iniciativa foi inspirado em Bordalo Pinheiro, uma folha de couve lombarda, que é um vegetal que acompanha bem tanto pratos de carne como de peixe, segundo explicaram os responsáveis.

Por Clara Inácio e Elsa Furtado

Deixar uma resposta