Utopia Teatro apresenta Uma Noite no Palácio em Sintra

A partir de 8 de Julho o Palácio de Sintra apresenta Uma noite no Palácio, um espectáculo de teatro, música e dança. Esta produção junta 23 actores, músicos e bailarinos em palco para uma experiência teatral única e vai estar em cena até 14 de Agosto, integrada na programação do Festival de Sintra.

“Gil Vicente organiza um grandioso espectáculo no Paço de Sintra para as cerimónias de despedida da Infanta D. Beatriz, que está de partida para Itália, onde casará com o Duque de Sabóia. Mas o coração da Infanta pertence ao poeta Bernardim Ribeiro, que num assomo de romantismo se faz passar por uma das actrizes de Gil Vicente, para assim chegar perto da sua amada. Um amor proibido em risco de ser descoberto por El-Rei D. Manuel I e por Chatel, maquiavélico embaixador italiano… Poderá o amor triunfar perante a adversidade?
O encenador Nuno Vicente afirma que “Queremos proporcionar uma experiência de luxo e requinte, um vislumbre do que seriam os saraus da corte renascentista de D. Manuel I no Paço Real de Sintra, noites de divertimento cortês que misturavam teatro, música, dança e… intrigas palacianas!”.
Aos actores da Utopia Teatro, juntam-se os bailarinos da Associação Danças com História e os músicos do Sintra Estúdio Ópera.“Juntos desenvolvemos um trabalho minucioso de investigação e recriação histórica, que se reflecte na música, danças e até mesmo no guarda-roupa escolhido”, afirmou ainda Nuno Vicente.

Uma Noite no Palácio é uma adaptação de Um Auto de Gil Vicente, da autoria do poeta romântico Almeida Garrett. O texto apresenta uma particularidade: o primeiro acto passa-se justamente no Palácio Nacional de Sintra, embora nunca aí tenha sido apresentado.

O guarda-roupa está a cargo da Câmara dos Ofícios e da Associação Danças com História. O desenho de luz é da autoria de Rui Braz e Nuno Teixeira. A interpretação está a cargo de Amílcar Azenha, André Sobral, Carla Trindade, João Mais, Paulo Campos dos Reis, Paulo Martins e Sandra Canelas.

A música é executada ao vivo pelo Ensemble La Peña do Sintra Estúdio de Ópera e as danças renascentistas são executadas pelos bailarinos da Associação Danças com História. A direcção de produção cabe a Rui Braz.
É uma co-produção da Utopia Teatro, Palácio Nacional de Sintra e Centro Cultural Olga Cadaval, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.

Os bilhetes custam entre 8 euros e 12,50 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do Centro Cultural Olga Cadaval, no Palácio Nacional de Sintra, e outros locais habituais.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta