Universidade Lusófona de Lisboa dedica dia à cultura africana e afro-brasileira

povo_santo

A Universidade Lusófona em Lisboa vai apresentar um programa dedicado à cultura africana e afro-brasileira durante todo o dia de sábado, 9 de fevereiro.

O evento inicia-se às 10h30 com a inauguração da exposição fotográfica Povo – de – Santo, dedicada ao culto dos Orixás em Portugal. Às 12h00 inaugura a exposição Africanos em Portugal: História e Memória – Séculos XV a XXI, com uma palestra proferida pela Professora Isabel de Castro Henriques. Às 14h30, o destaque é dado ao colóquio O que é religião em África? Identidade, Pertença e Prática Ritual. Haverá ainda tempo para uma mostra de Capoeira com o grupo Vidarte, a acontecer por volta das 11h00.

orixas
Representação dos Orixás em Salvador da Bahía – Museu da Cidade e Dique do Tororó

De destacar a apresentação da edição revista e ampliada do livro Candomblé em Português, História, Organização, Teologia, de João Ferreira Dias, que apresenta o essencial para a compreensão da crença afro-brasileira em português de Portugal.

Este evento é de entrada livre e vai permitir aos seus visitantes conhecer mais sobre África, sua cultura e tradições e a sua presença em Portugal.

Texto de Joana Resende
Foto dos Orixás (Salvador da Bahía) de Elsa Furtado
Artigo anteriorAmor discutido em congresso na Quinta das Lágrimas em Coimbra
Próximo artigoRestaurante Arola convida Chefe Diogo Noronha para um jantar único

2 Comentários

  1. Bom dia!
    Temos um pequeno grupo de dança afro brasileira, onde fazemos a representação dos orixás, visto que costumas fazer exposições e festa com o intuito de dar a conhecer um pouco mais sobre esta cultura tão mística, gostaria de nos colocar a vossa disposição para uma eventual demonstração fo nosso trabalho, e quem sabe podermos assim participar em uma próxima festa.
    Obrigada.
    Kelen Silva.
    Médium espiritual do Templo Sagrado de Umbanda
    Dirigente Espiritual: Pai Pedro de Ogum.

Leave a Reply