Uma Fazenda em África é o novo livro de João Pedro Marques

Baseado numa investigação histórica meticulosa, Uma Fazenda em África é o novo livro de João Pedro Marques, que nos transporta para uma terra inóspita, simultaneamente enternecedora e inclemente, onde um grupo de portugueses procura fundar uma colónia agrícola. O autor elege como pano de fundo a colonização de Moçâmedes, em meados do século XIX, e como protagonistas, os colonos vindos de Pernambuco para o Sul de Angola em busca de uma vida melhor.

Uma história de amor e aventura nos primórdios da colonização de Moçâmedes. Ao acordar em sobressalto naquela noite de junho de 1848, a jovem Benedita não podia imaginar a transformação radical que a sua vida iria sofrer. Um ano volvido, tendo perdido tudo o que a prendia a Pernambuco, embarcava com escassos haveres e o coração apertado em direção a Moçâmedes. Consigo seguia mais de uma centena de portugueses que, desiludidos com o Brasil, procuravam uma nova oportunidade, fundando uma colónia agrícola do outro lado do Atlântico.

João Pedro Marques vai apresentar o seu romance no Encontro Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim, que decorre de  23 a 25 de fevereiro e, posteriormente, em Lisboa.

Uma Fazenda em África, de João Pedro Marques, da Porto Editora, com 432 páginas e o preço de 16,60 euros.

 

Texto de Clara Inácio

1 Comentário

Deixar uma resposta