Um Violino no Fado com pronúncia polaca

Natalia Juskiewicz é uma violinista polaca que reside em Portugal há vários anos. Este ano lançou o seu disco de estreia, intitulado Um Violino no Fado, no qual o instrumento substitui pela primeira a tradicional voz. Os temas escolhidos para o disco são standards do repertório maior do Fado, ‘cantados’ com “frescura e densidade, de acordo com a inspiração das cordas do violino”.

Titular de um diploma superior e de um mestrado com especialidade em violino clássico pela Academia de Poznan – uma das escolas de música mais conceituadas do mundo –, Natalia Juskiewicz iniciou a sua carreira musical como intérprete solista, integrando orquestras e formações polacas de prestígio internacional.

Durante umas férias, apaixonou-se por Portugal e decidiu mudar-se, adaptando-se à língua, à cultura e à maneira de ser dos portugueses. Na sua nova terra, desenvolveu um percurso profissional variado, quer a solo, quer fazendo parte de inúmeras orquestras e grupos musicais, o que a levou a viajar intensamente pelo país, onde hoje garante sentir-se em casa.

Durante 2010, deu o primeiro passo para a concretização de um desejo artístico muito pessoal: um disco de fado clássico e assim nasceu Um violino no Fado.

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta