Turismo de Portugal lança “Portugal dos Sabores” no Brasil

Portugal dos Sabores  é o nome do programa lançado pelo Turismo de Portugal no Brasil, no âmbito do ano Portugal no Brasil e que vai contar com a presença de alguns dos mais prestigiados chefes nacionais em São Paulo, durante oito meses – até junho de 2013.

A acção apresenta um programa de 18 eventos, que vai juntar 16 chefes nacionais e brasileiros, em oito restaurantes de São paulo, e aposta na proximidade ao consumidor e na imagem de um país moderno que vale a pena visitar e aposta assim na gastronomia e vinhos nacionais.

Ricardo Costa

A comitiva nacional inclui Albano Lourenço, Dieter Koschina, José Avillez, Vitor Sobral, Leonel Pereira, José Cordeiro, Paulo Morais e Ricardo Costa. Entre os brasileiros – Helena Rizzo, Daniel Redondo, Cesar Santos e Tsuyoshi Murakami e ainda Alberto Landgraf, Alex Atala, Cesar Santos,  Jefferson Rueda, Luca Gozzani e o catalão Sergi Arola. Eles vão apresentar menus exclusivos com ingredientes tipicamente portugueses, mas integrados na culinária brasileira.

Novembro é o mês dos chefs duets: ao longo de oito meses, um chefe brasileiro recebe um chefe português no seu restaurante para criar um menu degustação com ingredientes e vinhos portugueses. O menu criado pelo chefe convidado fará parte da carta do restaurante durante  esse mês. Produtos nacionais ficarão ainda disponíveis para venda, em exclusivo aos clientes do restaurante.

Sergi Arola

De novembro a maio de 2013, o restaurante paulista Dalva e Dito, do chef Alex Atala, recebe provas de degustação. Nestes eventos mensais, um chefe português realiza demonstrações e apresenta alguns pratos, incluindo um de criação própria, elaborados com produtos portugueses de grande qualidade.

Finalmente em junho de 2013, para marcar o encerramento do “Portugal dos Sabores”, quatro chefes portugueses e quatro brasileiros realizam um jantar de gala solidário a favor do programa “Fome Zero”, uma iniciativa do governo federal, no restaurante Arola Vintetres, em São Paulo, com um menu degustação de 5 até 8 pratos exclusivos, confeccionados com ingredientes nacionais e servidos com vinhos portugueses.

Texto e Fotos de Elsa Furtado

Deixar uma resposta