Turismo de Navarra Apresentou-se Em Lisboa e Pretende Conquistar Portugueses

navarraA Direcção Geral do Turismo e Comércio do Governo de Navarra e o Concelho de Pamplona vieram a Lisboa dar a conhecer as principais atracções da sua região, de forma a cativar os turistas portugueses.

Entre os seus pontos fortes, os responsáveis do turismo desta região espanhola destacaram o Turismo Médico e de Saúde, pelo qual são considerados um dos destinos com maior potencial na Europa e para o qual contribui …. para a faturação anual espanhola calculada em cerca de 500 milhões de euros anuais.

“A região de Navarra é considerada uma das comunidades espanholas com os melhores indicadores de qualidade de vida, e uma referência internacional a nível hospitalar devido ao reconhecido prestígio do seu sistema público e privado médico e
hospitalar, consolidando-se no mercado como um destino premium neste sector”, segundo explicaram os seus responsáveis em conferência de imprensa.

Os responsáveis explicaram ainda o que define o Turismo Médico e o Turismo de Saúde. “Turismo de Saúde é uma viagem cuja motivação é a realização de um check-up, um tratamento ou exames de rotina, melhoria da forma física, beleza e wellness. “; já o Turismo Médico refere-se às viagens cuja única motivação é a realização de um tratamento médico específico.

Entre os estabelecimentos médicos de Navarra, destaque para a Clínica Universitária de Navarra, que é um hospital de ensino sem fins lucrativos localizada em Pamplona desde 1962, com mais de 2.000 profissionais, tratamento personalizado e especializado em áreas como a cirurgia avançada em oncologia e cirurgia robótica, transplantes, cirurgias para tratamentos da obesidade, terapia celular, medicina nuclear e radiofármacos, imunoterapia para tumores, unidade de arritmias e check ups.

No setor privado o destaque vai para a Clínica dento-facial Sannas, considerado um centro médico de alto nível, e também classificado pelo Conselho Geral de Odontologia como um dos 9 centros credenciados para exercer Implantologia Oral em Espanha, tendo o seu próprio laboratório de próteses dentária; e ainda o Centro Neurológico de Atenção Integral (CNAI), especializado em neuro-reabilitação aos pacientes já diagnosticado com transtorno neurológico (aqui, dependendo das necessidades individuais do paciente, o tratamento de reabilitação é oferecido em ambiente hospitalar e ambulatório).

Todos estes estabelecimentos depois funcionam em articulação com os restantes serviços existentes na cidade, como hotelaria, restauração e transportes de forma a fornecer as melhores condições e cuidados aos doentes e seus familiares – tendo assim sido criada a marca Navarra Health Tourism, que agrega todos os serviços.

“A assistência médica não acaba quando o paciente sai do tratamento, ela continua depois no hotel e nos outros locais”, realçou ainda Jaime Arellano – Director de Marketing da Clínica Universidade de Navarra, que deu o exemplo das refeições de dieta, e também o bem estar psicológico dos pacientes.

Outra das estrelas do turismo de Navarra é o Turismo de Relax, com espaços privilegiados para mimar o corpo e relaxar a mente, como dois spas terapêuticos térmicos: o Balneário Elgorriaga instalado num resort rodeado por uma paisagem natural pitoresca de vales e montanhas no Vale Malerreka e o Spa Fitero, no vale do rio Alhama a 23 quilómetros de Tudela. Existindo ainda outras instalações termo-lúdicas como o Huarte-Pamplona, Gorraiz e Cascante.

Entre a oferta existente nos spas, o visitante pode optar entre mergulhar em piscinas hidrotermais, receber massagens de todos os tipos, a experimentar as terapias de chocolate ou de “oliva”, experimentar um banho de vapor, envolto em lama e nutrir a pele com várias substâncias, ou ainda, ir ao ginásio, fazer natação, ténis e caminhadas.

Para convencer os portugueses a ir a Navarra, os responsáveis querem apostar em parcerias com entidades de saúde nacionais (quer públicas, quer privadas), quer no acordo com a Médis.

Mas o turismo de Navarra não vive só da saúde, tem também uma forte componente cultural, com os seus monumentos, museus, igrejas e catedral e Gastronómica – com destaque para os vinhos locais (especialmente os brancos e tintos), azeite, a cozinha de Pinchos, e a Cozinha de autor, tendo por base produtos locais e regionais. Só nesta pequena região existem três restaurantes com Estrelas Michelin, e ainda estar inserido no Caminho de Santiago, para os Peregrinos que vêm de França.

A oferta hoteleira (oficial) não é muito grande – são apenas 32 unidades, entre hotéis e aparthotéis, mas variada e de qualidade, (fora os parques de campismo e quartos particulares) segundo explicou Maite Somocurcio, diretora dos Hotéis Pamplona, que fez ainda questão de realçar que “este é também um destino conhecido pela hospitalidade das pessoas”.

E é com estes pontos principais: Turismo de Saúde, Médico, Cultura, Gastronomia, Hospitalidade e Animação (de que a Tomatina é o ponto alto) que Navarra pretende conquistar os portugueses.
Por Elsa Furtado
Artigo anteriorEssência do Vinho no Funchal Este Fim de Semana
Próximo artigoDuas Novas Exposições na Gulbenkian com Pronúncia Britânica

Leave a Reply