Turismo de Lisboa Revelou Novos Projetos Para 2015 e Divulgou Resultados Positivos

lisboa_vista_casteloA Associação de Turismo de Lisboa (ATL), apresentou na passada sexta-feira, em conferência de imprensa, um novo Plano de Atividades, enquadrado no Plano Estratégico para o Turismo na Região de Lisboa 2015-2019.

Este novo plano prevê que se mantenha a aposta no marketing e na promoção de Lisboa, através de uma abordagem personalizada de experiências mas também através de uma maior proximidade dos mercados externos prioritários, com o objetivo de aumentar a estada média e o número de visitantes que regressa ao destino.

Será ainda desenvolvido um projecto online, através da aposta em marketing de conteúdo, tendo como desafio passar da fase “ajudar a vender” para a fase “ajudar a comprar”.

Entre os projetos que serão implementados em 2015, destacam-se a reabilitação do Cais-do-Sodré e Campo das Cebolas, complementando a intervenção já feita no Terreiro do Paço e Ribeira das Naus e o término da requalificação desde o novo terminal de cruzeiros, em Santa Apolónia, até ao Terreiro do Paço, encerrando assim o ciclo da recuperação da Frente Ribeirinha; a criação de acessibilidades assistidas à Colina do Castelo (a partir do Campo das Cebolas, Mouraria e Graça); o projeto de instalação de um espaço museológico dedicado às Descobertas; a abertura ao público do Palácio Marquês de Pombal, (pela Câmara Municipal de Oeiras); e do Centro Interativo Mitos e Lendas de Sintra, divulgou Fernando Medina, presidente da Associação de Turismo de Lisboa.

A criação de grupos de trabalho, em conjunto com as Câmaras Municipais da Região, para desenvolvimento das centralidades Arrábida e Arco do Tejo, incluindo Turismo da Natureza, Gastronomia e Vinhos, Turismo Equestre, Birdwatching e Turismo Náutico inicia-se também este ano.

arco_ruaaugusta_10Quanto a números, Mário Machado, presidente adjunto da ATL, declarou que a Região de Lisboa lidera com bons resultados no sector do turismo, com um total de 11,53 milhões de dormidas e proveitos de 679,3 milhões de euros em 2014, correspondentes a aumentos de, respetivamente, 14,8 por cento e de 15,7 por cento face a 2013.

E acrescentou ainda que, a Capital foi a cidade que obteve maior crescimento na Europa em termos de dormidas, com um aumento de 15,3 por cento, comparativamente com o período homólogo do ano anterior, tendo ainda a segunda maior taxa de crescimento de dormidas de estrangeiros na Europa com +14,9 por cento.

Lisboa representa 72 por cento das dormidas da região e viu a sua oferta de quartos de hotel e aparthotel crescer 3,2 por cento entre 2013 e 2014, passando para 17.870 quartos. Para 2015 estão previstos 20 novos hotéis em Lisboa, o que se traduz num aumento da oferta de 1.600 quartos.

De uma forma geral, o impacto da região nos turistas é bastante positivo, segundo dados do Inquérito ao Grau de Satisfação do Turista em 2014, realizado pelo Observatório do Turismo de Lisboa, a satisfação global de visita na Região de Lisboa é de 9,28, numa escala de 1 a 10, com probabilidade de regresso de 99,3 por cento (96,8 por cento em 2013). Os dados revelam ainda que 62 por cento dos turistas viram excedidas as suas expectativas e que 60,8 por cento considera Lisboa um dos 5 destinos a visitar. Os principais atributos identificados na imagem de Lisboa foram a autenticidade e a beleza/atratividade.

Por Teresa Leal
Fotos de Elsa Furtado e Alexandra Gil

Artigo anteriorÀs vezes o amor – com Miguel Araújo a derreter corações em Vila do Conde
Próximo artigoTame Impala Entre as Primeiras Confirmações Para o Festival Paredes de Coura

Leave a Reply