Turismo de Coimbra promove gastronomia regional

O Turismo de Coimbra vai promover a iniciativa gastronómica “Sabores do Mondego – O Melhor da Gastronomia em Coimbra”, de 20 a 31 de Março, com o objectivo de prestar “homenagem à qualidade e à diversidade dos produtos e das receitas antigas do Baixo Mondego”. De acordo com informações da empresa municipal, cada restaurante terá a missão de reinventar um prato típico.

A iniciativa conta com a adesão de 25 restaurantes da cidade, que vão estar identificados através de uma sinalética exterior alusiva ao evento, e que durante este período vão oferecer uma ementa especial com algumas das criações seleccionadas.

“Com a primeira edição dos “Sabores do Mondego”, que decorre de uma estratégia de acção concertada com os restaurantes locais, a empresa municipal pretende, para além divulgar e preservar os valores e a excelência da cultura gastronómica local, potenciar Coimbra como destino gastronómico de referência no nosso país”, explica o Turismo de Coimbra.

A ementa sugerida pelo chefe Luís Lavrador, consultor gastronómico do evento, apresenta, além dos diversos petiscos, sopas, entradas e doces, os pratos principais de peixe e de carne que oferecem opções entre Tibornada de bacalhau com broa frita, batata a murro e grelos, asa de raia com molho de pitéu e batata cozida às rodelas, arroz de lampreia savél com açorda, cabrito assado com arroz de forno, batata assada e grelos salteados, galinha de fricassé com arroz do baixo Mondego, bifes de cebolada com batata ensalsadas e arroz de pato mudo.

Entre os restaurantes participantes encontram-se A Petisqueira do Terreiro, o Cantinho do Reis, Colher de Pau, Colo da Garça no Hotel D. Inês, Cova Funda “O Espanhol”, Jardim da Manga, Magistrado no Hotel Tryp Coimbra, Panorama no Hotel D. Luis e Porta Férrea no Hotel Tivoli.

Os restaurantes participantes estão dispersos pela cidade e serão devidamente identificados com placas, e terão ementas seleccionadas para o evento, que vão estar disponíveis ao almoço e ao jantar.

Confira a lista com os endereços dos restaurantes e os pratos que serão oferecidos durante o festival no site do Turismo de Coimbra.

Por Cristina Alves

Deixar uma resposta