Turismo da Colômbia pretende ser novo destino de férias e lança campanha Colômbia, realismo mágico

Patrimonio-Cultural---Carta“Colômbia, realismo mágico” é o mote da nova campanha internacional de promoção do turismo na Colômbia, apresentada em Bogotá, pelo Ministro do Comércio, Indústria e Turismo, Sergio Díaz Granados, e a presidente da Proexport María Claudia Lacouture.
Portugal é um dos 30 países envolvidos nesta campanha que visa enaltecer as experiências ímpares que os destinos colombianos podem oferecer aos turistas, como caminhar por praias entre tartarugas marinhas, descobrir uma cidade perdida, velejar junto de baleias ou percorrer lugares históricos imortalizados em obras literárias.
 
 Pretende-se uma mudança na percepção que as pessoas têm em geral, sobre este país da América Latina, com forte tónica no reforço da segurança e as melhorias em termos de estabilidade. “O perigo é você querer ficar” avisam na campanha, num piscar de olho.
 
Em 2012 visitaram a Colômbia 4923 portugueses, um crescimento de 20,2 por cento face a 2011. Embora este valor represente mais do dobro dos turistas portugueses do que há uma década atrás, a Colômbia acredita no potencial de Portugal enquanto país emissor de turistas em crescimento a médio-prazo.
 
“Os avultados investimentos portugueses em curso neste país – nomeadamente da Jerónimo Martins, Grupo Pestana e Prebuild – são os grandes responsáveis pelo aumento de turistas portugueses em 2012”, revela a Proexport Colombia.
 
Atenta a esta tendência, a Colômbia traçou como objetivo afirmar-se, até 2016, como o sexto destino das férias dos portugueses. A estratégia consiste em captar turistas portugueses que escolhem destinos de sol e praia na América Latina (como México, a República Dominicana ou Cuba), e redirecioná-los para opções em território colombiano. Promove-se um destino que alia ao clima tropical uma biodiversidade única e complementa os seus recursos naturais com uma rica oferta cultural e de lazer.
 
A abertura de um voo direto entre os dois países, que deverá acontecer em breve, na sequência de um acordo de aviação assinado em Lisboa, durante a visita de Estado do Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, em Novembro passado, em muito contribuirá para esse aumento do fluxo de turistas entre os dois países.
 
Também os operadores turísticos portugueses estão atentos a esta tendência de reforço entre as relações entre os dois países e, de acordo com a Proexport Colombia, vão surgir para comercialização pacotes especiais de viagens para o destino Colômbia já este Verão de 2013.
 
  
Texto de Tânia Fernandes

Deixar uma resposta