Trench: jogo inspira moda em Vila do Conde

Mesa Trench 2Depois da Cidadela de Cascais, a Malhão Boutique em Vila do Conde foi o cenário escolhido para a apresentação do jogo português Trench, numa acção que contou ainda com um desfile de moda inspirado nas peças do jogo de tabuleiro.

À entrada da loja, a mesa de luxo do Trench destacava-se como mais do que uma mesa de jogo, uma peça de decoração e arte marcada pela originalidade e elegância do seu design. Feita a partir de materiais nobres como madeiras e marfim certificado, a mesa revela o conceito do Trench: a ciência do jogo aliada à estética da arte. “Antes de pensar num jogo, pensei numa obra-prima”, explicou ao C&H Rui Alípio Monteiro, criador do Trench.

O tabuleiro, em formato de losango, a preto e branco, e as peças constituídas por figuras geométricas de estilo cubista, inspiraram também a artista plástica Sónia Domingues. As várias peças do jogo foram transformadas em bijuteria e apresentadas num desfile, inspirado na estética Black & White do Trench, organizado pela Boutique Malhão.

O jogo, pensado e concebido totalmente por portugueses, transporta para um tabuleiro o cenário da 1ª Guerra Mundial, conhecida também como a Guerra das Trincheiras. Para Rui Alípio Monteiro, o Trench “quebrou um mito”, apresentando-se como “o primeiro concorrente do xadrez”. Para o criador, o próximo passo é a internacionalização do jogo através da recolha de apoios financeiros e a participação em feiras internacionais de design e arte.

Texto de Sandra Mesquita
Fotos de Catarina Costa

Deixar uma resposta