Tradicional Romaria a Cavalo da Moita a Viana do Alentejo arranca a 27 de Abril

Arranca no próximo dia 27 de Abril a 11ª edição da tradicional romaria a cavalo, que liga a Moita a Viana do Alentejo, cujas origens remontam à década de 30 do século XX e para a qual estão previstas a participação de mais de 300 cavaleiros.

O cortejo tem arranque previsto pelas 9h00 da Moita, seguindo em direção ao Poceirão e passando por Casebres, São Cristovão, Branca, São Brás do Regedouro e com chegada prevista a Viana do Alentejo no dia 30, pelas 17h00, recriando o percurso da antiga canada real.

Para a romaria deste ano está prevista a participação inicial de cerca de 300 cavaleiros -romeiros, com uma estimativa de 600 cavaleiros à chegada a Viana, uma vez que já é tradição irem-se juntando mais romeiros ao longo do percurso. O cortejo é composta por cavaleiros, charretes e carruagens, que vão percorrer cerca de 140 km, em quatro dias.

Esta romaria tem na sua génese um cariz religioso, iniciada com a tradição dos lavradores da Moita nos anos 30 e 40 do séc. XX se deslocarem ao Santuário da Nossa Senhora D’Aires para pedirem boas colheitas e proteção para o gado. Esta prática foi retomada em 2001, marcando um regresso à terra, à natureza, ao próprio Tejo. Na partida a Nossa Senhora da Boa Viagem e dos Romeiros dá a bênção aos romeiros, no final da jornada são recebidos pela Nossa Senhora de Aires.

A organização pertence às autarquias da Moita, de Viana do Alentejo, à Associação Equestre de Viana do Alentejo, à Associação de Romeiros da Tradição Moitense, com os apoios do Turismo do Alentejo, E.R.T. e do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, E.R.T. A edição deste ano conta com o apoio da Cruz Vermelha, de um ferrador de serviço e com os bombeiros locais que são responsáveis pelo abastecimento de água. A organização fornece a palha.

Por Clara Inácio

Deixar uma resposta