TNDMII recebe Alkantara Festival com Três dedos abaixo do joelho

No âmbito do Alkantara Festival o TNDM II estreia a 29 de maio, na Sala Estúdio, Três dedos abaixo do joelho, um espetáculo com texto de Tiago Rodrigues, a partir da obra de diversos censores do SNI.

Três dedos abaixo do joelho nasce de um trabalho de investigação de Tiago Rodrigues no arquivo nacional da Torre do Tombo sobre o teatro no período do Estado Novo. Entre milhares de textos teatrais, o encenador interessou-se particularmente pelos relatórios escritos pelos censores que cortavam ou mesmo proibiam os espetáculos. Este espetáculo transforma os censores em dramaturgos, usando os seus relatórios como o texto de uma performance teatral que é uma máquina de censura poética e absurda.

A peça conta com interpretação de Isabel Abreu e Gonçalo Waddington. Depois daqui o espectáculo fará uma digressão por Bruxelas, Helsínquia, Roterdão e Coimbra.

Tiago Rodrigues nasceu na Amadora, em 1977. É ator, dramaturgo, produtor e encenador. Desiste da escola de teatro para trabalhar com a companhia belga tg STAN, com a qual continua a colaborar. Colaborou com os Artistas Unidos e com o coletivo SubUrbe, dirigiu diversos programas de televisão alternativos e foi cronista em vários jornais. Em 2003, cria com a Magda Bizarro a estrutura Mundo Perfeito, onde desenvolve um trabalho baseado na colaboração artística e nos processos coletivos, concebendo um grande número de espetáculos num curto período de tempo, com  digressão por Portugal, França, Reino Unido, Bélgica, Holanda, Noruega, Suécia, Itália, Eslovénia, Espanha, Itália, Suíça, Líbano e Brasil. Aos 26 anos é professor convidado da escola de dança contemporânea Parts, em Bruxelas, dirigida pela coreógrafa Anne Teresa De Keersmaeker. Dá aulas e dirige workshops em diversas escolas de teatro e dança em Portugal e no estrangeiro.

A partir de 2010 passa a criar as suas próprias peças, embora continue com colaborações artísticas. A sua primeira peça Se uma janela se abrisse mereceu a nomeação para Melhor Espetáculo do Ano pela SPA e foi apresentada no TNDM II; a sua interpretação em “Mal Nascida”, de João Canijo, selecionado para a competição oficial do Festival de Veneza, mereceu-lhe o Prémio de Melhor Ator Secundário de 2008 da GDA. Escreveu o argumento e também foi ator da mini-série “Noite Sangrenta”, vencedora do prémio de Melhor Ficção Televisiva da SPA e nomeada para o prémio de Melhor Mini-série no Festival Internacional de TV de Monte Carlo.

Três dedos abaixo do joelho, de 29 de Maio a 3 de Junho, na Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II, de terça a sábado às 19h00  e domingos às 16h15.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta