TNDM II estreia hoje O Campeão do Mundo Ocidental

_MG_6424O Teatro Nacional estreia hoje na Sala Garrett a peça O Campeão do Mundo Ocidental, de J. M. Synge.

A peça conta com encenação Jorge Silva Melo e interpretações de Elmano Sancho, Maria João Pinho, Américo Silva, Maria João Falcão, Rúben Gomes, João Vaz, António Simão, Nuno Pardal, João Delgado, e os estudantes da ESTC Rita Cabaço, Isac Graça, Catarina Campos Costa, Nídia Roque, Daniela Silva, João Reixa, Bernardo Souto e Nuno Geraldo.

Sobre a peça, diz o seu encenador:

Sempre gostei das peças em que se abre uma porta. Aqui, quem entra pouco, depois de se levantar o pano, é mesmo inesperado. Atrapalhado, tímido, receoso, inseguro, olhando para todos os lados, aquele rapaz roto e sujo traz consigo mentiras, fantasias, histórias que vai inventando à nossa frente. Não é isso a vida, histórias que vamos inventando para sobreviver à dureza dos dias, à sujidade das nossas correrias? É pelo menos isso o que penso que pode ser o teatro: uma porta de onde nos chega a vida, as mentiras, os sonhos de grandeza, a sedução, o irreprimível desejo. Ao querer fazer este texto vibrante que iniciou o teatro europeu do século XX (estreou em 1907 e ainda não deixou de marcar o que se faz), quero, com os maravilhosos actores que agora há, voltar a pensar que realismo e poesia, invenção e atenção confluem sempre no teatro, sempre frágil. E, tal como nos disse um dia o grande dramaturgo grego Dimitris Dimitriadis (que ainda não conseguimos estrear), ‘voltar a contar histórias, voltar a fazer entrar personagens nos palcos que Samuel Beckett esvaziou para sempre’. Sabe tão bem voltar ao teatro. E fazer aquela coisa tão difícil: rir e enternecer-se.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Campeão do Mundo Ocidental é uma co-produção TNDM II e Artistas Unidos, que vai estar em cena de 16 de maio a 9 de junho, na Sala Garrett, de quarta a sábado às 21h00 e ao domingo às 16h00.

Os bilhetes variam entre os 8 euros e os 17 euros.

Reportagem de Jorge Rodrigues

Deixar uma resposta