TNDM II Dedica Exposição A Amélia Rey Colaço

Se fosse viva a Senhora Dona Amélia, assim era tratada a grande atriz e encenadora Amélia Rey Colaço Robles Monteiro, completaria 120 anos de idade. Para assinalar a data, o Teatro Nacional D. Maria II, onde a sua companhia permaneceu como residente entre 1929 e 2 de dezembro de 1964, dedica-lhe uma exposição.

Amélia – assim se chama a mostra com curadoria de Cláudia Madeira, Filipe Figueiredo e Teresa Flores, que inaugura no próximo dia 2 de março, às 17h00.

A exposição apresenta uma seleção de imagens fotográficas em que “procura pôr em evidência o caráter excecional da figura que dirigiu o Teatro Nacional durante o maior período da sua história. A tónica recai sobre a sua condição de mulher e artista, que de forma tão precoce soube reconhecer o capital extraordinário do dispositivo fotográfico para afirmação do seu estatuto”, explica o Dona Maria em comunicado.

Na mesma ocasião será ainda lançada a Bolsa Amélia Rey Colaço destinada a jovens companhias e artistas portugueses.

Amélia ficará patente no Teatro D. Maria II até dia 30 de setembro, e pode ser visitada de quarta a domingo, 30 minutos antes do início dos espetáculos da Sala Garrett, apenas para portadores de bilhete para os espetáculos.

Deixar uma resposta