Tilva Rosh foi o grande vencedor da 4ª edição do Estoril Film Festival

O Estoril Film Festival encerrou este domingo com a cerimónia de entrega de prémios no Centro de Congressos do Estoril, numa cerimónia que foi apresentada pela actriz Maria João Bastos, e na qual foram anunciados os vencedores desta 4ª edição, que teve como grande vencedor Tilva Rosh, do sérvio Nikola Lezaic da Sérvia, como melhor filme.

Tilva Rosh, do sérvio Nikola Lezaic é a primeira longa-metragem do realizador de 29 anos e foi também distinguido com o prémio Cineuropa e inspira-se na vida dos actores principais, dois amigos unidos pela cultura skateboard. Mas a chegada de uma mulher e a partida de um deles para a universidade vai mudar por completo a vida dos jovens.

O prémio especial do júri João Bénard da Costa distinguiu o desempenho da actriz francesa Isabelle Huppert em Copacabana, de Marc Fitoussi, de França.

No âmbito do prémio Montblac para o Melhor Argumento, os russos Andrey Stempkovsky, Anush Vardanyan e Givi Shavgulidze foram destacados pelo seu trabalho em Reverse Motion, da Rússia, filme que também recebeu uma menção honrosa pela direcção de fotografia de Zaur Bolotayev.

A acrtiz Joana de Verona, que integra o elenco de Mistérios de Lisboa, de Raul Ruiz, foi a única portuguesa premiada nesta 4ª edição do Festival, tendo sido distinguida com o Prémio L’Oreal Jovem Talento.

O prémio Meo para a Melhor Curta-Metragem foi ex-aequo para Sredni Vashtar, de Alana Osbourne, do Institut National Supérieur des Arts du Spectacle (Bélgica), e para Sing me to Sleep, Magnus Arnesen, do The Polish National Film Television e Theatre School (Polónia).

Le Dernier Instant, de Bouchra Moutaharik, sai também com uma Menção Especial, enquanto a Escola Técnica de Imagem e Comunicação (ETIC) foi distinguida com o Prémio Concurso Curtas-Metragens Canon.

Durante a cerimónia de entrega de prémios do Estoril Film Festival destacou-se ainda o nome de John Malkovich, que recebeu a distinção especial de carreira. O actor norte-americano mostrou-se surpreendido com o prémio, que lhe foi entregue pelo próprio director do festival, Paulo Branco.

Marisa Paredes, Alberto Garcia-Alix, Baltazar Garzon e Giya Kancheli foram outros dos nomes que também arrecadaram os prémios especiais do Festival.

O Estoril Film Festival abriu portas a 5 de Novembro em vários espaços do concelho de Cascais e encerrou com a exibição do último filme de Woody Allen, You will meet a Tall Dark Stranger.

Texto de Cristina Alves
Fotos Gabinete de Imprensa do Estoril Film Festival

Deixar uma resposta