Território com Vida é a exposição fotográfica patente na Herdade do Esporão

Esporão_Biodiversidade_Pato de Bico Vermelho (1)A Herdade do Esporão, situada em Reguengos de Monsaraz, apresenta uma exposição de fotografia intitulada Território com Vida, no Enoturismo, e que pretende retratar a biodiversidade presente nesta herdade através das fotografias de Diogo Marecos Duarte e de Mateus Sousa Araújo, ambos fotógrafos.

As fotografias foram recolhidas entre março e outubro de 2012, tendo sido selecionadas vinte e nove espécies, representativas do património natural da Herdade, nomeadamente várias famílias de aves como a Garça-real, a Cotovia-de-poupa, a Águia-cobreira e o Guarda-Rios; mamíferos como o Sacarrabos, a Raposa e a Lebre Ibérica, assim como anfíbios, répteis e insectos. Existem ainda algumas espécies raras ou pouco comuns no nosso país como é exemplo o Mergulhão-de-crista, a Franga-d’água, o Pato-de-bico-vermelho ou a Perdiz-do-mar.

A herdade, além de ser um local onde são produzidos vários vinhos e azeites de referência em Portugal, é também o habitat de várias espécies de fauna e de flora, sendo a proteção da biodiversidade e a preservação do seu ecossistema um dos lemas do Esporão.

O Enoturismo também organiza programas para observação da fauna e flora, como passeios a pé, de bicicleta ou jeep, birdwatching, picnics nos jardins, entre outros.

 

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta