Espírito de Natal volta a animar a Capital

O espírito natalício está de volta à decoração das iluminações da Capital, à semelhança de outras cidades europeias e tal como já vinha sendo hábito na cidade, até ao dia 6 de janeiro. Depois do interregno do ano passado, a Câmara Municipal de Lisboa e a UACS – União das Associações de Comércio e Serviços voltaram a dar as mãos e apostaram em instalar iluminações de Natal em algumas das principais artérias da cidade, com destaque para a Praça do Rossio e para o Terreiro do Paço.

As iluminações foram acesas no passado sábado, dia 1 de dezembro e abrangem a Praça Londres, Praça de Alvalade, Avenida de Roma, Rua Morais Soares, Avenida Almirante Reis, Praça do Chile, Avenida Guerra Junqueiro, Avenida da Igreja , Rua Castilho, Rua Ferreira Borges, Rua da Prata, Rua Augusta, Rua do Ouro, Rua Garrett, Largo do Chiado, Largo Luis de Camões, Avenida da Liberdade, Rossio – onde este ano foi também instalado um carrossel, Marquês Pombal e Estrada de Benfica.

O investimento na iluminação da parte da Câmara Municipal de Lisboa foi de 250 mil euros tendo o restante investimento sido da responsabilidade dos comerciantes de Lisboa, numa acção que visa incentivar e apoiar o comércio tradicional da Capital e o turismo.

Outro dos pontos principais da decoração natalícia é a Árvore de Natal, de novo instalada no Terreiro do Paço. A Árvore deste ano trata-se de uma estrutura luminosa de 28 metros, com elementos multimedia (projeção de vídeos com imagens em movimento acelerado de diversas zonas emblemáticas da cidade, projecções de palavras, filmes (pré-produzidos) e captação de imagem em tempo real da paisagem e do movimento envolvente), segundo uma criação do artista Leonel Moura.

Completam a iluminação vários concertos e espetáculos nas diversas zonas iluminadas, como na Avenida Almirante Reis, Chiado e no Terreiro do Paço.

Tambémo no Parque Eduardo VII está intalado o Panda Biggs Ice Park Extreme, com o apoio do canal Biggs e do MEO Kids, tem uma área total de 800m2, e inclui uma pista de gelo de 200m2 e um Fun Slide de 40 metros e ainda o Biggy Skating, equipamento que estará disponível na tenda de solidariedade para ensinar os mais pequenos a patinar e no qual uma percentagem do valor de aluguer irá reverter a favor da AMI e do Centro Social da Musgueira.

O parque funciona todos os dias, das 11h00 às 19h00, de 14 a 28 de dezembro, no dia 24 das 11h00 às 15h00 e no dia 25 das 15h00 às 19h00, e tem entrada gratuita.

Texto de Elsa Furtado
Fotografias de Joana Resende

 

Deixar uma resposta