Terreiro do Paço acolhe espetáculo multimédia na Páscoa

Terreiro do PaçoO Terreiro do Paço, em Lisboa, vai ser palco de um espetáculo multimédia,  durante o fim-de-semana prolongado da Páscoa.

O projecto Terreiro do Paço – a Nossa Praça, dos artistas Nuno Maya e Carole Purnelle, apresenta-se como “a maior projecção 3D vídeo mapping alguma vez feita em Portugal, com mais de 150 metros de comprimento”, segundo afirma a organização da iniciativa em comunicado.

O projecto comporta uma dimensão expositiva, que apresenta um filme de 15 minutos construído com a colaboração de mais de 40 crianças, de quatro escolas de Lisboa (José Salvado Sampaio, Parque Silva Porto, Pedro de Santarém e A Voz do Operário – Escola da Graça) que, através de vários workshops, desenvolveram técnicas de desenho, pintura, filmagens e plataformas participativas, juntamente com os artistas.

Para o espectáculo foram produzidos mais de 150 gigabytes de filmagens e mais de 500 desenhos e pinturas, para, no final, criar um filme animado, composto por 22 mil imagens sequenciais adaptadas à fachada do edifício.

A projecção, com uma potência superior a 125 mil lumen, é acompanhada por uma banda sonora original do compositor Sylvain Moreau, difundida num sistema de som com mais de 45 mil watts de potência.

Alternando com a projecção do filme, o público é convidado a participar e a inscrever a sua presença nesta iniciativa, com pinturas de luz – tendo por base uma plataforma interactiva e um ecrã táctil em tempo real – que são projectadas no Torreão Poente do Terreiro do Paço e que podem ser partilhadas nas redes sociais. As pinturas serão também fotografadas, gravadas e disponibilizadas na internet, criando assim uma base de dados composta por centenas de artistas no site .

De 28 a 31 de março, das 21h00 às 00h15. Acesso gratuito.

Texto de Carla Silvestre 

Deixar uma resposta