Teolinda Gersão Venceu o Prémio Literário Fernando Namora

teolinda_gersaoPassagens, publicado pela Sextante Editora, valeu a Teolinda Gersão o Prémio Literário Fernando Namora. O júri deliberou por unanimidade, tendo distinguido este romance entre perto de uma centena a concurso, numa lista de finalistas onde constavam nomes como António Tavares, H. G. Cancela, João Tordo e Lídia Jorge.

Trata-se de “uma obra que foca temas de grande actualidade, com um número muito significativo de personagens, com uma economia de texto sóbria e ponderada, assumindo uma crítica social ligada à heterogeneidade das realidades familiares contemporâneas”, destacaram os jurados, segundo comunicado.

Recorde-se que Teolinda Gersão venceu o prémio em 2001 com Os Teclados. Nascida e Coimbra, a escritora estudou Germanística, Romanística e Anglística nas universidades da cidade-natal, Tubingen e Berlim. Leitora de Português na Universidade Técnica de Berlim, foi ainda assistente na Faculdade de Letras de Lisboa e, depois, professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde ensinou Literatura Alemã e Literatura Comparada. A partir de 1995 passou a dedicar-se exclusivamente à literatura.

Instituído pela Estoril-Sol, o Prémio Literário Fernando Namora, já na sua 18.ª edição, tem o valor de 15 mil euros. O júri, esse é presidido por Guilherme D’Oliveira Martins, também em representação do Centro Nacional de Cultura.

Texto de Alexandra Gil

 

 

Artigo anteriorTHE FAMOUS FEST Anima LX Factory e Village Underground Lisboa
Próximo artigoCineteatro Municipal D. João V Recebe As Noivas de Travolta

Leave a Reply