Temas e Debates começa o ano com A Morte Madrinha, Polegarzinha e outras história de Morte

A Temas e Debates começa o ano com A Morte Madrinha, Polegarzinha e outras história de Morte – Contos Maravilhosos Europeus. Este volume faz parte da colecção de 7 volumes, com textos selecionados, traduzidos e comentados por Francisco Vaz da Silva.

O tema Morte enganada, assaz popular no universo dos contos maravilhosos. Neste ciclo de
contos perpassa a ideia arcaica de que a fertilidade, a riqueza e a própria vida provêm do mundo
dos mortos. Por outro lado, é axiomático neste ciclo que a Morte é um agente indispensável da
ordem do mundo, isto porque não só dispensa saúde e riqueza como também ceifa as vidas, sem
distinções de estatuto ou de fortuna. Ainda assim, o assunto destes contos é a tentação de
enganar a morte — de adiá-la, ou mesmo de vencê-la.

Os contos tradicionais ditos maravilhosos, ou de fadas, descrevem terríveis tribulações, prodígios de abnegação, sofrimentos insondáveis; mas simultaneamente dão a entender que o sofrimento gera a compreensão, o sacrifício propicia a renovação, a abnegação prepara proventos futuros. Incitam auditores e leitores a não baixar os braços, convidam a porfiar. Proclamam que a crise é necessária ao crescimento, que a adversidade fornece alento e inspiração. Os contos tradicionais maravilhosos são, ontem como hoje, um importante recurso espiritual.

Contos Maravilhosos Europeus propõe-se colocar o universo dos contos tradicionais ao alcance do grande público, facultando  conhecimentos especializados de um modo acessível a não especialistas. Os sete volumes de Contos Maravilhosos Europeus espelham trinta anos de trabalho e explorações neste domínio.

Francisco Vaz da Silva é professor no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e investigador no Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (IELT) da Universidade Nova de Lisboa. Pertence ao comité redatorial da revista Marvels &Tales e lecionou cursos sobre contos maravilhosos em diferentes locais, como na Universidade da Califórnia em Berkeley, na Universidade da Islândia e no Programa em Teoria da Literatura da Faculdade de Letras de Lisboa. Publicou o livro Metamorphosis: The Dynamics of Symbolism in European Fairy Tales, bem como diversos artigos em revistas profissionais europeias e americanas. Foi o coordenador científico da edição integral dos Contos da Infância e do Lar dos Irmãos Grimm, também da Temas e Debates.

Por Clara Inácio

Deixar uma resposta